(Re)configurações identitárias de redatores em plataformas : conflitos éticos na atividade publicitária
Abstract
Resumo: O trabalho em plataformas freelancers gera conflitos éticos nas atividades laborais de redatores publicitários. Em tal contexto, os redatores freelancers precisam incorporar outras práticas aos seus fazeres profissionais, transformando a sua atuação de modo que já não se identificam apenas como publicitários, mas também como empreendedores. Sendo assim, questionamos: como redatores freelancers (re)estabelecem conflitos éticos a partir da reconfiguração das identidades profissionais nas suas relações de trabalho em plataformas (em meio à produção e consumo)? A fim de responder à pergunta de pesquisa, como objetivo geral, pretendemos compreender as questões éticas que permeiam o trabalho dos profissionais publicitários em plataformas, em meio a rituais de consumo que desempenham nos seus processos de trabalho. Desse modo, os operadores teóricos principais para a dissertação são: Plataformização do Trabalho (GROHMANN, 2021), Identidade (WOODWARD, 2014) e Ética Publicitária (DRUMWRIGHT, 2007). A construção do protocolo metodológico da pesquisa incluiu a realização de pesquisa exploratória (BONIN, 2006) em plataformas freelancers, a aplicação de pesquisa de opinião (NOVELLI, 2017) e a realização de quatro entrevistas narrativas (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2003) com redatores atuantes em plataformas. O tensionamento entre os rituais (PEREZ, 2020) relativos à fragmentação das identidades profissionais (empreendedoras, profissionais em plataformas e redatoras) constitui dilemas éticos que, por extensão, exigem decisões éticas por parte dos profissionais (PRENTICE, 2004). Por meio das modalidades de tomada de posição do sujeito (INDURSKY, 2008) na Análise de Discurso, problematizamos como os profissionais esboçam reflexões éticas em meio às práticas profissionais, questionando o trabalho plataformizado. A plataformização ressignifica dilemas éticos do trabalho empreendedor e publicitário, entremeio às suas dinâmicas internas (como o uso de rankings e a distribuição algorítmica de trabalhos), acarretando novos sentidos aos processos criativos e às transações econômicas, de ordem da produtividade, podendo intensificar relações de trabalho precarizadas. Abstract: Working on freelance platforms generates ethical conflicts in the work activities of advertising copywriters. In such a context, freelance copywriters need to incorporate other practices into their professional activities, transforming their activities so that they no longer identify themselves only as advertisers, but also as entrepreneurs. Therefore, we question: how do freelance writers (re)establish ethical conflicts through professional identities in their work relationships on platforms ((in the midst of production and consumption)? In order to answer the research question, as a general objective, we intend to understand the ethical issues that permeate the work of advertising professionals on platforms, amidst the consumption rituals they perform in their work processes. Thus, the main theoretical operators for the dissertation are: Platformization of Work (GROHMANN, 2021), Identity (WOODWARD, 2014) and Advertising Ethics (DRUMWRIGHT, 2007). The construction of the methodological research protocol included conducting exploratory research (BONIN, 2006) on freelance platforms, applying an opinion poll (NOVELLI, 2017) and performing four narrative interviews (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2003) with writers working in platforms. The tension between the rituals (PEREZ, 2020) related to the fragmentation of professional identities (entrepreneurs, platform professionals and copywriters) constitute ethical dilemmas that, by extension, require ethical decisions on the part of professionals (PRENTICE, 2004). Through the modalities of the subject's position (INDURSKY, 2008) in Discourse Analysis, we problematize how professionals outline ethical reflections in the midst of professional practices, questioning platform work. Platformization gives a new meaning to ethical dilemmas of entrepreneurial and advertising work, intermingled with their internal dynamics (such as the use of rankings and algorithmic distribution of works), bringing new meanings to creative processes and economic transactions, in terms of productivity, and may intensify relationships of precarious work.
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