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dc.contributor.advisorSilva, Lenir Maristela, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorMartins, Charles Fernandopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.date.accessioned2021-12-23T13:04:35Z
dc.date.available2021-12-23T13:04:35Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39550
dc.descriptionOrientadora: Professora Dra. Lenir Maristela Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral. Artigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social na Perspectiva Interdisciplinar. Defesa em: 2014.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta um estudo da proposta educacional do MST como possibilidade de rompimento com o domínio sociocultural do sujeito, o qual é subjugado na sua condição social, cultural e intelectual, resultando em uma subalternização econômica. O projeto pedagógico do Movimento do MST construído paralelo a sua luta contra a expropriação da terra, emerge como estratégia de resistência e enfrentamento as condições desumanas de exploração impostas pelo poder dominante. O seu projeto educacional alternativo se contrapõe à educação formal, do Estado, o qual alimenta a lógica capitalista opressora através de conteúdos e metodologias voltadas para perpetuação deste sistema. O que o MST propõe é uma educação dirigida para a consolidação de uma cultura política do direito à terra, do direito a edificar o seu modo de produção social e material. O princípio da educação alternativa tem como pressuposto a intenção da reforma da educação para modificá-la e adequá-la à condição sociocultural de determinando grupo social, contemplando os seus aspectos particulares em busca da garantia de seus interesses, provocando assim, mudanças estruturais na sociedade.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ([16] p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectEducação - Projetospt_BR
dc.subjectMovimento Sem Terrapt_BR
dc.titleO projeto pedagógico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) como alternativa para a superação ao domínio sociocultural do sujeitopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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