O projeto pedagógico do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) como alternativa para a superação ao domínio sociocultural do sujeito
Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo da proposta educacional do MST como possibilidade de rompimento com o domínio sociocultural do sujeito, o qual é subjugado na sua condição social, cultural e intelectual, resultando em uma subalternização econômica. O projeto pedagógico do Movimento do MST construído paralelo a sua luta contra a expropriação da terra, emerge como estratégia de resistência e enfrentamento as condições desumanas de exploração impostas pelo poder dominante. O seu projeto educacional alternativo se contrapõe à educação formal, do Estado, o qual alimenta a lógica capitalista opressora através de conteúdos e metodologias voltadas para perpetuação deste sistema. O que o MST propõe é uma educação dirigida para a consolidação de uma cultura política do direito à terra, do direito a edificar o seu modo de produção social e material. O princípio da educação alternativa tem como pressuposto a intenção da reforma da educação para modificá-la e adequá-la à condição sociocultural de determinando grupo social, contemplando os seus aspectos particulares em busca da garantia de seus interesses, provocando assim, mudanças estruturais na sociedade.