• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Análise ambiental
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Análise ambiental
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Novas tecnologias no ensino básico : um apoio à investigação ambiental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - RAUL ALFREDO SCHIER.pdf (397.1Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Schier, Raul Alfredo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este estudo objetivou avaliar o estado da arte sobre o uso de novas tecnologias, nas escolas de ensino básico, denominadas objetos de ensino e aprendizagem, aplicadas à investigação e análise ambiental, detectando as potencialidades disponíveis para 173 professores de escolas públicas e particulares do Paraná. Priorizou os professores que buscam o desenvolvimento de um processo educativo que inclua a temática ambiental analisando qualitativamente as atividades da chamada Análise ambiental, através das aulas de campo, realizadas com os alunos. O trabalho faz o seu diagnóstico na rede básica de ensino levantando, registrando e analisando, através de questionários digitais (e-mails) suas práticas para detectar suas experiências em análise ambiental e do próprio ensino de geografia. Para identificarmos a situação do uso desses objetos, principalmente os mediatizados por tecnologias digitais interativas utilizamos como recursos criação de pesquisa digital (email) onde primeiramente os professores responderam sobre seus métodos e ferramentas disponíveis. Desta forma foi possível constatar a falta de aparelhagem moderna e atualizada para que as aulas de geografia possam ser realizadas em laboratórios de informática apoiando o aluno a entender, utilizar e aprender sobre o espaço e o meio ambiente utilizando ferramentas de ponta, como programas de georreferenciamento e cartografia digital, como já acontece em escolas particulares. Por outro lado nos deparamos com a demora do governo em investir em novas tecnologias contra o poder dos cidadãos (alunos) em adquirir equipamentos por conta própria gerando uma inversão de responsabilidades trazidas pela sociedade capitalista moderna, onde nova tecnologias são aprendidas primeiro fora da escola.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/39005
    Collections
    • Análise ambiental [130]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV