A educação do campo e o método recepcional : uma experiência pedagógica
Visualizar/ Abrir
Data
2022-01-07Autor
Esteves, Leliane Regina Ortega
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: O presente trabalho surgiu da necessidade de formar leitores competentes e conscientes de sua posição na sociedade. A experiência foi realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Ministro Petrônio Portela – São Jorge do Patrocínio / PR, oriundos tanto do espaço rural como urbano. Utilizando como suporte metodológico o Método Recepcional de Bordini & Aguiar (1993) realizou-se leituras e pesquisas, a fim de promover a construção de sentido nos textos literários e o reconhecimento do prazer intelectual em leituras mais elaboradas esteticamente. Visando, através dessa metodologia e da interação, construir uma imagem significativa da vida no campo. Constatou-se que demanda mais tempo para formar um leitor realmente competente e que a aprendizagem torna-se muito mais significativa quando o aluno tem contato com diversos textos e a oportunidade de pesquisar o seu entorno descobrindo por si mesmo a relação entre a teoria e a prática.
Collections
- Educação do campo [600]