dc.contributor.advisor | Oliveira, Suzane de, 1980- | pt_BR |
dc.contributor.author | Toro, Ana Paula Neto Salgueiro | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-23T23:15:51Z | |
dc.date.available | 2022-06-23T23:15:51Z | |
dc.date.issued | 2022-06-23T20:14:58Z | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38650 | |
dc.description | Orientadora: Suzane de Oliveira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta o resultado do projeto de criação de um jornal escolar on line através de um blog. O objetivo desta pesquisa buscou ampliar o conhecimento dos alunos do projeto, na leitura e na escrita, e também na produção textual. O estudo aconteceu diante da criação do jornal on line do Colégio Estadual Professora Sully da Rosa Vilarinho – Ensinos Fundamental e Médio - situado no balneário de Pontal do Sul, na cidade de Pontal do Paraná - Paraná. Nesse projeto participaram doze alunos (que não possuiam acesso a internet em casa), e cuja maioria morava na Ilha do Maciel. Esses estudantes eram frequentemente citados em conselhos de classe como apáticos, fracos e com dificuldade na aprendizagem. No projeto, os alunos deviam discutir os temas, pesquisar e produzir os textos do jornal. Eles foram divididos em três equipes para que o trabalho fosse facilitado e a observação da pesquisadora estivesse voltada a ação em grupo e a troca de experiências. Desta forma, discutiu-se e analisou-se a criação do blog (jornal) frente a observação dos alunos diante do letramento digital, da produção de texto e da necessidade de intervenção. Pode-se dizer que com a produção do jornal on line obteve-se a real aprendizagem, pois além do incentivo a escrita e a leitura, o jornal proporcionou um ambiente colaborativo e com possibilidade de crescimento individual. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (15 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Jornal - Criação | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico - Leitura | pt_BR |
dc.subject | Incentivo à leitura | pt_BR |
dc.subject | Inclusão digital | pt_BR |
dc.title | Jornal on line : mídia produzida na escola, ampliando os horizontes de quem escreve e de quem lê | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |