dc.contributor.advisor | Gehrke, Marcos, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.author | Sikora, Pricila Regina | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-21T15:31:17Z | |
dc.date.available | 2022-07-21T15:31:17Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38628 | |
dc.description | Orientador: Marcos Vasconcelos Gernet | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudo comparativo de dois programas de Educação para Jovens e Adultos.Trata da necessidade de uma educação diferenciada para grupos alheios ao sistema de ensino e sua necessária adequação e inclusão de jovens e adultos excluídos. Perseguiu-se como objetivos do estudo uma análise entre os Planos Políticos Pedagógicos e o perfil dos educandos de ambas instituições. Os programas de ensino atuais satisfazem as necessidades dos que um dia foram excluídos, pois valorizam o sujeito e seu conhecimento, trabalham a sua realidade, buscando a sua inclusão. Possuem carga horária diferenciada, e eixos que articulam as disciplinas e os conteúdos á realidade do aluno, no caso do EJA campo esta articulação ocorre também com os conteúdos de agricultura familiar. Apesar disto, ainda existem inumeras dificuldades e consequentemente a evasão. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (18 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar na educação de adultos | pt_BR |
dc.title | Perfil e diferenciação entre os programas para ensino de jovens e adultos : CEEBJA e ProJovem Campo | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |