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    História da educação do campo : a importância das reflexões sobre a política e direitos da educação no campo

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    R - E - SANDRA CANDIDO PETRICA.pdf (450.6Kb)
    Data
    2022-06-09
    Autor
    Petrica, Sandra Candido
    Metadata
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    Resumo
    O reconhecimento de que as pessoas que vivem no campo têm direito a uma educação diferenciada daquela oferecida a quem vive nas cidades é recente e inovador e ganhou força a partir da instituição pelo Conselho Nacional de Educação, das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Esse reconhecimento extrapola a noção de espaço geográfico e compreende as necessidades culturais, os direitos sociais e a formação integral desses indivíduos. Para atender a essas especificidades e oferecer uma educação de qualidade, adequada ao modo de viver, pensar e produzir das populações identificadas com o campo, agricultores, criadores, extrativistas, pescadores, ribeirinhos, caiçaras, quilombolas, seringueiros, vem sendo concebida a Educação no Campo. Esse trabalho se destina a contribuir com o debate e a compreensão dos mecanismos, e implicações que têm caracterizado as intervenções do Estado e as ações da sociedade civil para a educação dos povos do campo. Parte da compreensão da história política, das nuances conceituais e metodológicas intrínsecas à sua natureza político-pedagógica e tem por finalidade refletir sobre as dificuldades de se estabelecer uma escola no campo e sua dimensão política.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/38590
    Collections
    • Educação do campo [600]

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