• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A alfabetização na educação do campo em salas multisseriadas das escolas municipais das ilhas do município de Guaraqueçaba - litoral do Paraná

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - LUCI COSTA PINTO.pdf (426.1Kb)
    Data
    2022-05-31
    Autor
    Pinto, Luci Costa
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    A relação com o conhecimento/conteúdos escolares e na percepção do sistema de multisseriação como obstáculo a organização da classe no processo ensino-aprendizagem. As possibilidades se pautam numa relação pedagógica que permita trabalhar a heterogeneidade do grupo de crianças, como fator positivo e desencadeador de relações/interações autônomas e cooperativas, posicionando-se inquieta e curiosamente diante dos conhecimentos, para poder apropriar-se, questionar, reconstruir e produzir outros conhecimentos de modo dinâmico e criativo. Um dos objetivos deste artigo foi análise do método de alfabetização de classes multisseriadas do município de Guaraqueçaba. O enfoque principal foi a verificação da realidade vivenciada por educadores e educandos das séries iniciais do Ensino Fundamental nas escolas multisseriadas, situação em que se reúnem estudantes de várias séries na mesma sala de aula com apenas uma professora. Os problemas que envolvem as escolas multisseriadas vão desde a falta de material didático, em casa e em sala de aula, pois percebeu-se que a mantenedora dessas escolas não atende as reais necessidades dos alunos, detectou-se também, a dificuldade dos professores em explicar para diferentes séries ao mesmo tempo, pois eles lecionam com apenas um quadro negro de tamanho insuficiente, para passar os conteúdos referentes a todas as séries, verificou-se também que a práxis docente é de mesmo modo para todas as séries.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/38581
    Collections
    • Educação do campo [600]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV