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dc.contributor.advisorKlock, Margio Cezar Loss, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorTonet, Márcia Leonipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-23T20:19:17Z
dc.date.available2022-05-23T20:19:17Z
dc.date.issued2022-05-23T17:18:29Zpt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38431
dc.descriptionOrientador : Margio Cezar Klock Losspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractO Estudo tem como justificativa analisar a grande carência encontrada na escola do campo pela ausência da prática de esporte, lazer e recreação. Este estudo vem contemplar o Colégio Estadual Santa Izabel – Assentamento Santa Barbara, município de Bituruna - PR. O tema abordado é o lazer na escola do campo, que irá analisar e discutir sobre o lazer para os jovens da escola do campo, na perspectiva de refletí-lo no universo escolar, buscando percebê-lo enquanto necessidade social, portanto, cabe a este trabalho identificar quais as práticas mais freqüentes entre os jovens camponeses, integrantes da pesquisa, verificando como eles utilizam o seu tempo livre e quais as suas áreas de interesse quanto à questão do lazer. O campo de investigação foi o Colégio Estadual Santa Izabel Ensino Fundamental e Médio, da rede pública da cidade de Bituruna. Realizou-se um estudo de natureza exploratória, tendo sido utilizado o método de entrevistas estruturadas para coleta de dados. Pretendeu-se analisar de forma crítica todo material, buscando compreender os fenômenos sociais, e suas contradições. Com relação aos significados atribuídos ao lazer, pelos jovens camponeses participantes da pesquisa, pode-se constatar que os mesmos possuem uma visão funcionalista do lazer, assumindo características de lazer alienado, bem como serem as conversas cotidianas a principal vivência de lazer entre os jovens de sua comunidade. Fator determinante que é influenciado diretamente pelas questões socioeconômicas e o medo da violência. Muitos destes jovens vivem no meio rural e em situação de vulnerabilidade social, sem oportunidades de acesso à cultura, ao esporte, e ao lazer, entre outros fatores, que geram cotidianamente a integração social, sem perspectivas de mudanças e que destroem as possibilidades de cidadania. Por fim os jovens da pesquisa acreditam que a escola poderia oferecer mais lazer, não se limitando às aulas de Educação Física.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação física - Ensino médio - Paranápt_BR
dc.subjectEsporte e lazerpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.titleEducação física - Lazer : educação do campopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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