O processo avaliativo da equipe multidisciplinar no 3º ano da rede municipal de ensino de Curitiba
Resumo
Resumo : Nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Curitiba há possibilidade do estudante ser retido apenas no 3º e 5º ano. A pesquisa restringe-se apenas ao 3º ano, porque será o primeiro momento em que acontecerá uma análise minuciosa da condição de aprendizagem com o intuito de diagnosticar se o aluno terá continuidade no Ciclo. Considerando a existência de aprendizes que não possuem aptidões para prosseguir para o próximo ano e que foram aprovados pela Equipe Multidisciplinar (muitas vezes com a discordância dos docentes, pais ou até da Equipe Pedagógica, da escola) a pesquisa trata de um estudo de caso que identifica os critérios definidos pela gestão da educação pública no que se refere à promoção ou retenção do aluno. Para tanto, buscou compreender a organização e constituição da Equipe Multidisciplinar, conhecer o processo histórico da avaliação em relação ao sistema de ciclos de aprendizagem e analisar a condição escolar de uma amostragem dos alunos do 3º ano que progridem no ciclo sem atingir os conteúdos propostos.