dc.contributor.advisor | Knabem, Andréa, 1965- | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Ana Paula da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T22:45:57Z | |
dc.date.available | 2022-04-13T22:45:57Z | |
dc.date.issued | 2022-04-13T19:46:36Z | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38403 | |
dc.description | Orientador: Este artigo descute motivos da ocorrência de evasão escolar na escola do campo, visto que a evasão escolar no Brasil é um grande desafio para escolas, pais e sistema educacional. A evasão escolar ocorre quando o aluno deixa de freqüentar a aula, caracterizando o abandono da escola durante o ano letivo.O projeto foi desenvolvido no Colégio Estadual Maria Cândida de Jesus – EFM,onde no decorrer de alguns anos de trabalho neste estabelecimento de ensino, pude perceber que a evasão escolar e o número de transferências aumentava gradativamente a cada ano. Este Colégio está situado no distrito de Paraná do Oeste, município de Moreira Sales noroeste do Paraná, em uma região onde a monocultura é predominante. Muitos são os motivos para o abandono da escola dentre eles: escolas distantes de casa, falta de transporte escolar, falta de interesse e também a busca por emprego em outros estados como por exemplo a colheita de café em Minas Gerais e São Paulo. Não podemos deixar de ressaltar que há também uma tendência dominante em nosso país, marcado por exclusões e desigualdades, de considerar a maioria da população que vive no campo como parte atrasada e fora de lugar no almejado projeto de modernidade. Diante disso, verificar a necessidade de uma educação que procure trabalhar, valorizar, transformar ou minimizar essas dificuldades encontradas pelos alunos das escolas do campo. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo descute motivos da ocorrência de evasão escolar na escola do campo, visto que a evasão escolar no Brasil é um grande desafio para escolas, pais e sistema educacional. A evasão escolar ocorre quando o aluno deixa de freqüentar a aula, caracterizando o abandono da escola durante o ano letivo.O projeto foi desenvolvido no Colégio Estadual Maria Cândida de Jesus – EFM,onde no decorrer de alguns anos de trabalho neste estabelecimento de ensino, pude perceber que a evasão escolar e o número de transferências aumentava gradativamente a cada ano. Este Colégio está situado no distrito de Paraná do Oeste, município de Moreira Sales noroeste do Paraná, em uma região onde a monocultura é predominante. Muitos são os motivos para o abandono da escola dentre eles: escolas distantes de casa, falta de transporte escolar, falta de interesse e também a busca por emprego em outros estados como por exemplo a colheita de café em Minas Gerais e São Paulo. Não podemos deixar de ressaltar que há também uma tendência dominante em nosso país, marcado por exclusões e desigualdades, de considerar a maioria da população que vive no campo como parte atrasada e fora de lugar no almejado projeto de modernidade. Diante disso, verificar a necessidade de uma educação que procure trabalhar, valorizar, transformar ou minimizar essas dificuldades encontradas pelos alunos das escolas do campo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar - Paraná | pt_BR |
dc.subject | Educação - Problemas | pt_BR |
dc.title | A evasão escolar na escola do campo em Paraná do Oeste : pontos a pensar, questões a refletir | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |