Show simple item record

dc.contributor.authorOrsiolli, Thálita Anny Estefanutopt_BR
dc.contributor.otherNobre, Farley Simon, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2015-06-18T20:53:49Z
dc.date.available2015-06-18T20:53:49Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/37929
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Farley Simon Mendes Nobrept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 12/02/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e organizaçõespt_BR
dc.description.abstractResumo: O dinamismo do mercado, o impacto ambiental e as mudanças sociais ocorridas nas últimas décadas pressionaram as empresas a repensarem suas estratégias a fim de incluírem metas compatíveis com o desenvolvimento sustentável. Estas mudanças de mercado proporcionaram oportunidades para que o empreendedorismo se tornasse um meio importante para promover um ambiente ecologicamente correto e sociedade socialmente justa ao incorporar novas formas de fazer negócios, de modo que passou a abranger fatores que vão além da obtenção de lucros, envolvendo assim, questões relacionadas à capacidade de inovação de produtos e processos que levem em consideração aspectos sociais e ambientais. Diante disso, destaca-se o empreendedorismo sustentável como tema emergente no campo, pois busca relacionar-se ao desenvolvimento sustentável, no que se refere ao uso de recursos ambientais e práticas sociais, a fim de gerar valor sustentável para si, seus stakeholders e para sociedade como um todo. Assim, este estudo possui por objetivo investigar como a inter-relação entre os empreendimentos sustentáveis e seus stakeholders fornecedores influenciam na criação de valores que contribuam para o desenvolvimento sustentável. Para o desenvolvimento dessa investigação utilizou-se abordagem qualitativa centrada no estudo de casos múltiplos, em que foram envolvidos quatro empreendimentos sustentáveis e dois de seus respectivos fornecedores, de modo que optou-se por tais stakeholders devido serem interdependentes e agentes externos a estes empreendimentos, o que os tornam atores relevantes para a compreensão acerca do desenvolvimento sustentável. Utilizou-se também a observação não participante, a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados, de modo que para análise foi utilizada a análise de conteúdo, com auxílio do software Atlas.ti. A análise dos dados se deu em duas etapas, ao passo que em um primeiro momento, foi realizada análise individual dos casos com a finalidade de obter informações particulares a cada caso e, em seguida realizou-se análise cruzada a fim de verificar padrões e/ou novas categorias. Os resultados, em resposta ao problema de pesquisa, evidenciaram que a inter-relação entre os empreendimentos sustentáveis e seus stakeholders influenciam na criação de valores que contribuam para o desenvolvimento sustentável à medida que os interesses mútuos entre esse atores são considerados, a fim de que tais valores sejam potencializados por meio da disseminação de ações centradas nas três dimensões que compõem este tipo de desenvolvimento para outras partes interessadas. Palavras-chave: Empreendedorismo sustentável. Stakeholders. Fornecedores. Desenvolvimento sustentável.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The dynamism of the market, environmental impact and social changes in recent decades pushed companies to rethink their strategies to include goals compatible with sustainable development. These market changes offered opportunities for entrepreneurship to become an important means to promote a society ecologically and socially just to incorporate new ways of doing business, so that now it covers factors beyond making a profit, involving issues related to product innovation capabilities and processes that take into account social and environmental aspects. Therefore, there is sustainable entrepreneurship as an emerging issue in the field, because search relate to sustainable development, with regard to the use of environmental resources and social practices in order to generate sustainable value for themselves, their stakeholders and to society as a whole. This study has the objective to investigate the interrelationship between sustainable enterprises and their suppliers stakeholders influence in the creation of values that contribute to sustainable development. For the development of this research it was used a qualitative approach focused on the study of multiple cases in which involved four sustainable enterprises and two of their suppliers, so we opted for such stakeholders because they are interdependent and external agents to these developments, that makes them relevant actors for the understanding of sustainable development. We also used the non-participant observation and documentary research and semi-structured interviews to collect data so that analysis was used for content analysis, using the Atlas.ti software. Data analysis was performed in two steps, while at first, individual analysis of the cases was carried out with the purpose of obtaining private information in each case, then held cross-analysis to verify standards and / or new categories. The results, in response to the problem of research, showed that the interrelationship between sustainable business and its stakeholders influence the creation of values that contribute to sustainable development as the mutual interests between these actors are considered, so that these values should be strengthened through the dissemination of actions focused on three dimensions that make up this type of development for other stakeholders. Keywords: Sustainable entrepreneurship. Stakeholders. Suppliers. Sustainable development.pt_BR
dc.format.extent165f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subject.ddc658.421pt_BR
dc.titleEmpreendedorismo sustentável sob a ótica dos stakeholders : estudo de casos múltiplospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record