Comunidade local e escola do campo : o caso do Colégio Estadual Maria Cândida de Jesus
Resumo
Durante as últimas décadas a sociedade brasileira teve uma visão do espaço rural como sendo um lugar atrasado, inferior e arcaico, enquanto a cidade como o lugar da modernidade e do progresso. Porém o que se deve observar é que o campo é lugar repleto de cultura e tradições e que o homem do campo, assim como o urbano é um indivíduo totalmente capaz e desenvolvido na sua forma de ser. Entendemos a prática educativa como suporte em proveito do aprendizado tanto para o homem urbano, quanto para o homem rural. Uma escola que pressupõe uma perspectiva esperançosa e que se constitui em uma escola transportada pelas mãos de seus agentes, comunidade escolar e local, possibilita entender a oportunidade de superação dos sujeitos intermediada por uma prática educativa. Diante do exposto, este trabalho tem o objetivo de conhecer mais sobre a comunidade do distrito de Paraná do Oeste, que tem sua origem e suas bases na agricultura, e sobre a sua escola local, o Colégio Estadual Maria Cândida de Jesus que é uma escola do Campo, e dessa forma busca realizar uma educação voltada para o meio que esta situada.
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- Educação do campo [600]