Cultura em favor do mundo : a banda U2 e a campanha ONE em prol das causas sociais
Resumo
Resumo: A pobreza extrema que assola a África desperta o sentimento de solidariedade de muitas pessoas. Diversos grupos sociais enviam ajuda à região para tentar minimizar problemas como fome, falta de água potável, corrupção nos governos, a disseminação descontrolada do vírus HIV, o cuidado a crianças órfãs, entre outros. Uma ação que se destaca é a campanha ONE, idealizada pelo vocalista do grupo irlandês U2, que tem por objetivo convencer o governo norte-americano a doar 1% do seu orçamento anual à ajuda humanitária no continente africano. O foco deste trabalho é a campanha ONE, da qual é feita uma pesquisa quali-quantitativa. Primeiramente faz-se uma teorização sobre globalização, cultura global, mídia e ação social, para assim, embasar os fundamentos da campanha. Em seguida, apresenta-se o histórico da banda U2, sua formação, sucessos e ações sociais que realiza. Entre estas ações está a campanha estudada, e sobre ela é feita uma abordagem a respeito de sua origem, objetivos, ações no mundo e no Brasil. Foram realizadas uma análise econômica desta ação social e uma análise artística da música que dá nome à campanha para o fechamento deste estudo.