dc.contributor.advisor | Lourenço, Mariane Lemos, 1971- | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Sônia Maria da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Gestão Pública | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-20T17:42:14Z | |
dc.date.available | 2022-07-20T17:42:14Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33927 | |
dc.description | Orientador: Mariane Lemos Lourenço | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Gestão Pública | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O sujeito articulador da gestão democrática na escola pública é o gestor, propiciando a forma de participação de todos os segmentos da escola na gestão educacional. O que propomos neste projeto, propiciar ações compartilhadas entre o gestor da escola e instâncias colegiadas, favorecendo assim o exercício da cidadania e a prática social. A participação das instâncias colegiadas busca fortalecer a democracia. Dentro de um subsídio teórico foi realizado um questionário direcionado aos diretores das escolas estaduais de Foz do Iguaçu, com objetivo de desenvolver o Programa Comunidade Unida. A implantação deste trabalho vem ao encontro das necessidades que os gestores têm em promover a conscientização da participação da comunidade escolar | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Administração pública | pt_BR |
dc.subject | Educação Escolar | pt_BR |
dc.title | As dificuldades na atuação do gestor escolar na rede estadual de Foz do Iguaçu-Paraná | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |