Show simple item record

dc.contributor.advisorThormann, Águeda Teresinha Tocchettopt_BR
dc.contributor.authorScoparo, Tânia Regina Montanha Toledopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-22T18:15:29Z
dc.date.available2022-07-22T18:15:29Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33486
dc.descriptionOrientador: Águeda Teresinha Tocchetto Thormannpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Dentro das novas propostas da educação, muito se tem falado sobre a importância da leitura. Todavia, a prática escolar muitas vezes abafa o leitor, mesmo em se tratando de textos literários. É necessário, portanto, uma revisão dessa prática, promovendo ações que colaborem na leitura prazerosa. Reflexões sobre leitura e literatura requerem atenção especial do professor para evitar que a prática de leitura no ambiente escolar finalize em cobranças. Essa atitude precisa ser repensada. Por isso surgiu a idéia deste trabalho: integrar a leitura e a literatura com as novas tecnologias para possibilitar aos alunos uma efetiva participação em diferentes práticas sociais. Uma das grandes contribuições para o ensino são os diversos tipos de mídia. Propor novos modos de ler os veículos midiáticos é um desafio para os professores e para as escolas, como também condição para a inserção do sujeito no mundo atual. Sendo assim, é importante trazer para discussão as possibilidades de uso da mídia , em sala de aula, para efetiva formação do cidadão. Nesse sentido, o cinema pode ser um grande recurso para o trabalho pedagógico, uma vez que sua leitura traz uma nova discursividade, uma nova linguagem. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta metodológica utilizando a mídia impressa, os romances O primo Basílio e Memórias póstumas de Brás Cubas; e a mídia audiovisual, o cinema, com os filmes homônimos da obra literária, na perspectiva do Método Recepcional. A intenção é propor esse método como recurso à leitura dos clássicos da literatura e ampliar os horizontes de expectativas da população discente. Nesse método os sujeitos são construtores sociais que mutuamente se constroem e são construídos por meio de textos de diversas esferas sociais. Nessa concepção, a leitura é entendida como atividade interativa de construção de sentidos. Espera-se contribuir na formação de um leitor de mundo, ativo e crítico proficiente da língua, que se sinta seguro para escrever, falar e gostar de lerpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCinema e literaturapt_BR
dc.subjectMídia impressapt_BR
dc.titleProposta metodológica para abordagem em literatura e cinema no ensino médio : mídias impressa e audiovisualpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record