• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Mídias integradas na educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Mídias integradas na educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Proposta metodológica para abordagem em literatura e cinema no ensino médio : mídias impressa e audiovisual

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TANIA REGINA MONTANHA TOLEDO SCOPARO.pdf (498.8Kb)
    Data
    2010
    Autor
    Scoparo, Tânia Regina Montanha Toledo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Dentro das novas propostas da educação, muito se tem falado sobre a importância da leitura. Todavia, a prática escolar muitas vezes abafa o leitor, mesmo em se tratando de textos literários. É necessário, portanto, uma revisão dessa prática, promovendo ações que colaborem na leitura prazerosa. Reflexões sobre leitura e literatura requerem atenção especial do professor para evitar que a prática de leitura no ambiente escolar finalize em cobranças. Essa atitude precisa ser repensada. Por isso surgiu a idéia deste trabalho: integrar a leitura e a literatura com as novas tecnologias para possibilitar aos alunos uma efetiva participação em diferentes práticas sociais. Uma das grandes contribuições para o ensino são os diversos tipos de mídia. Propor novos modos de ler os veículos midiáticos é um desafio para os professores e para as escolas, como também condição para a inserção do sujeito no mundo atual. Sendo assim, é importante trazer para discussão as possibilidades de uso da mídia , em sala de aula, para efetiva formação do cidadão. Nesse sentido, o cinema pode ser um grande recurso para o trabalho pedagógico, uma vez que sua leitura traz uma nova discursividade, uma nova linguagem. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta metodológica utilizando a mídia impressa, os romances O primo Basílio e Memórias póstumas de Brás Cubas; e a mídia audiovisual, o cinema, com os filmes homônimos da obra literária, na perspectiva do Método Recepcional. A intenção é propor esse método como recurso à leitura dos clássicos da literatura e ampliar os horizontes de expectativas da população discente. Nesse método os sujeitos são construtores sociais que mutuamente se constroem e são construídos por meio de textos de diversas esferas sociais. Nessa concepção, a leitura é entendida como atividade interativa de construção de sentidos. Espera-se contribuir na formação de um leitor de mundo, ativo e crítico proficiente da língua, que se sinta seguro para escrever, falar e gostar de ler
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/33486
    Collections
    • Mídias integradas na educação [580]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV