Proposta metodológica para abordagem em literatura e cinema no ensino médio : mídias impressa e audiovisual
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Data
2010Autor
Scoparo, Tânia Regina Montanha Toledo
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Resumo: Dentro das novas propostas da educação, muito se tem falado sobre a importância da leitura. Todavia, a prática escolar muitas vezes abafa o leitor, mesmo em se tratando de textos literários. É necessário, portanto, uma revisão dessa prática, promovendo ações que colaborem na leitura prazerosa. Reflexões sobre leitura e literatura requerem atenção especial do professor para evitar que a prática de leitura no ambiente escolar finalize em cobranças. Essa atitude precisa ser repensada. Por isso surgiu a idéia deste trabalho: integrar a leitura e a literatura com as novas tecnologias para possibilitar aos alunos uma efetiva participação em diferentes práticas sociais. Uma das grandes contribuições para o ensino são os diversos tipos de mídia. Propor novos modos de ler os veículos midiáticos é um desafio para os professores e para as escolas, como também condição para a inserção do sujeito no mundo atual. Sendo assim, é importante trazer para discussão as possibilidades de uso da mídia , em sala de aula, para efetiva formação do cidadão. Nesse sentido, o cinema pode ser um grande recurso para o trabalho pedagógico, uma vez que sua leitura traz uma nova discursividade, uma nova linguagem. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta metodológica utilizando a mídia impressa, os romances O primo Basílio e Memórias póstumas de Brás Cubas; e a mídia audiovisual, o cinema, com os filmes homônimos da obra literária, na perspectiva do Método Recepcional. A intenção é propor esse método como recurso à leitura dos clássicos da literatura e ampliar os horizontes de expectativas da população discente. Nesse método os sujeitos são construtores sociais que mutuamente se constroem e são construídos por meio de textos de diversas esferas sociais. Nessa concepção, a leitura é entendida como atividade interativa de construção de sentidos. Espera-se contribuir na formação de um leitor de mundo, ativo e crítico proficiente da língua, que se sinta seguro para escrever, falar e gostar de ler