Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBentes, Roberto De Finopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Cristiane Perpétua dept_BR
dc.contributor.otherFaxina, Elson, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-22T18:04:22Z
dc.date.available2022-07-22T18:04:22Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33411
dc.descriptionOrientador: Roberto De Fino Bentespt_BR
dc.descriptionCoorientador: Elson Faxinapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa que se segue: "TV Multimídia, um recurso a ser explorado de forma múltipla" investiga as formas de utilização da TV, disponível nas escolas da Rede Estadual de Ensino do Paraná, pelos professores de duas escolas pesquisadas, pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Paranaguá. Nesse sentido, a pesquisa procura verificar o uso das TVs Multimídia, por parte dos professores da rede estadual de ensino, como um recurso, que se destaca por seu potencial visual, rico em possibilidades de trabalho com suas múltiplas entradas e, em estratégias envolventes, para prender a atenção dos alunos, que, combinadas a uma prática pedagógica coerente, pode culminar em aprendizagem profunda e crítica do conteúdo curricular a ser ministrado pelos professores. Ao mesmo tempo em que vislumbra, com o advento da web, novas possibilidades tecnológicas que potencializem o processo ensino e aprendizagem no ambiente de sala de aula. Para tanto, foram realizadas uma pesquisa de campo em duas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, através de questionários, que foram aplicados em formato de entrevista, com turmas de 7ª série, alunos (individualmente) e professores das duas escolas pesquisadas e, uma pesquisa aberta pela web, com professores das Escolas Estaduais pertencentes ao litoral do Paraná. A fundamentação teórica do trabalho se apóia no pensamento de autores como João Luis Gasparin, Márcio Balbino Cavalcante, Maria Cristina Petenucci, Pura Lúcia Oliver Martins, Rosaria Helena Ruiz Nakashima, Sérgio Ferreira do Amaral. Documentos como as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná e Diretrizes para o Uso das Tecnologias Educacionaispt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçaopt_BR
dc.subjectAprendizagem - Tecnologia educacionalpt_BR
dc.titleTV Multimídia, um recurso a ser explorado de forma múltiplapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples