dc.contributor.advisor | Magalhães, João Carlos Marques, 1952- | pt_BR |
dc.contributor.author | Joaquim, Leyla Mariane | pt_BR |
dc.contributor.other | El-Hani, Charbel Nino | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-31T16:30:46Z | |
dc.date.available | 2022-08-31T16:30:46Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33309 | |
dc.description | Orientador: João Carlos Marques Magalhães | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Charbel Nino El-Hani | pt_BR |
dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Curso de Graduaçao em Ciencias Biológicas | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : o conceito de gene tem se tomado um importante tópico de debates na filosofia da biologia e biologia teórica, com muitos autores chegando a considerar que este conceito atravessa uma crise. Cientistas, filósofos, historiadores e educadores de ciência vêm discutindo amplamente as dificuldades deste conceito central do pensamento biológico. Tão importante quanto a discussão dos desafios a este conceito na literatura é a discussão em sala de aula. A finalidade deste trabalho é contribuir para uma abordagem mais crítica do conceito de gene no ensino de Biologia, tomando como ponto de partida um estudo empírico com os estudantes da Universidade Federal do Paraná. A metodologia empregada para a coleta dos dados envolveu a aplicação de questionários, os quais mostraram que o conceito molecular clássico predomina na visão dos alunos sobre genes. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Genética | pt_BR |
dc.title | Um estudo empírico das concepções dos estudantes do curso de Ciências Biológicas da UFPR sobre genes | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |