dc.contributor.advisor | Santos, Luis Gabriel Abravanel dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Gubert, Zelir | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-21T13:05:28Z | |
dc.date.available | 2022-07-21T13:05:28Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33283 | |
dc.description | Orientador: Luis Gabriel Abravanel dos Santos | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Esta pesquisa mostra os principais fatores que alguns professores de escolas públicas apontam como conseqüência das manifestações de indisciplina no cotidiano escolar e o que estes podem fazer para lidar com ela. Através de uma pesquisa de campo constatou-se que, devido às mudanças na sociedade, o papel da escola também mudou, fazendo com que alguns valores importantes, que antes eram atribuídos à educação pela família, fossem agora transmitidos e ensinados pela escola. A partir de uma pesquisa bibliográfica foram abordados: a questão da disciplina e limites no ambiente escolar, a função da escola, a postura do educador e do educando na ação educacional, a questão da autoridade do professor, e a perspectiva de mudança, a partir da construção coletiva de normas no ambiente escolar. Tal etapa foi importante, na medida em que, contribuiu pra a compreensão do aparecimento da indisciplina no cotidiano escolar e que práticas poderiam ser adotadas para minimizar ou acabar com a problemática. Ao final desse trabalho apresenta-se a conclusão tanto da pesquisa teórica quanto a de campo, enfatizando a importância da construção coletiva das normas e regras no ambiente escolar. Demonstra-se que tanto escola como família precisam caminhar juntas para atingir os objetivos: resgatar os valores que há tanto foram perdidos e/ou esquecidos para que desta maneira se tente erradicar ou pelo menos minimizar a indisciplina no contexto escolar | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Escolas publicas | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.title | Resgate de valores na escola pública : uma alternativa para acabar com a indisciplina e violência na escola | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |