Resgate de valores na escola pública : uma alternativa para acabar com a indisciplina e violência na escola
Resumo
Resumo: Esta pesquisa mostra os principais fatores que alguns professores de escolas públicas apontam como conseqüência das manifestações de indisciplina no cotidiano escolar e o que estes podem fazer para lidar com ela. Através de uma pesquisa de campo constatou-se que, devido às mudanças na sociedade, o papel da escola também mudou, fazendo com que alguns valores importantes, que antes eram atribuídos à educação pela família, fossem agora transmitidos e ensinados pela escola. A partir de uma pesquisa bibliográfica foram abordados: a questão da disciplina e limites no ambiente escolar, a função da escola, a postura do educador e do educando na ação educacional, a questão da autoridade do professor, e a perspectiva de mudança, a partir da construção coletiva de normas no ambiente escolar. Tal etapa foi importante, na medida em que, contribuiu pra a compreensão do aparecimento da indisciplina no cotidiano escolar e que práticas poderiam ser adotadas para minimizar ou acabar com a problemática. Ao final desse trabalho apresenta-se a conclusão tanto da pesquisa teórica quanto a de campo, enfatizando a importância da construção coletiva das normas e regras no ambiente escolar. Demonstra-se que tanto escola como família precisam caminhar juntas para atingir os objetivos: resgatar os valores que há tanto foram perdidos e/ou esquecidos para que desta maneira se tente erradicar ou pelo menos minimizar a indisciplina no contexto escolar