dc.contributor.advisor | Kappaum, Eliz Silvana de Freitas | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Daniele | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-22T16:19:39Z | |
dc.date.available | 2022-07-22T16:19:39Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33280 | |
dc.description | Orientador: Eliz Silvana de Freitas Kappaum | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: As diferentes tecnologias estão presentes em vários momentos na nossa sociedade e a escola não pode ficar alheia a essa realidade. No Paraná, todas as escolas da rede estadual de ensino receberam nos últimos anos, investimentos em formação e na melhoria de espaços e materiais. Dentre os recursos tecnológicos, foram implementados laboratórios de informática (PR-Digital e Proinfo), fornecidos bibliografias para a biblioteca dos alunos e do professor e a instalação das TVs Multimídia em todas as salas de aula. Na disciplina de Química, o trabalho com conteúdos abstratos, normalmente, representa uma das dificuldades para os alunos do Ensino Médio e a utilização de diferentes recursos audiovisuais pode contribuir para promover o ensino-aprendizagem. Por meio dessa pesquisa buscou-se avaliar o nível de aceitação da TV Multimídia na prática dos docentes de Química, analisando até que ponto os professores a usam em suas aulas, apresentando as possibilidades encontradas pelos mesmos na sua utilização e o(s) motivo(s) que representam impedimentos da sua aceitação. Verficou-se os pontos fortes e os pontos frágeis da sua utilização. Os professores entrevistados enalteceram as qualidades, principalmente, quanto aos recursos de visualização e consideram-na importantes desde que bem utilizada. A relação direta da utilização da TV Multimídia no aprendizado dos alunos não foi percebida nas respostas dos professores | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.subject | Televisão na educação | pt_BR |
dc.title | A utilização da TV multimídia no processo de ensino-aprendizagem em química | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |