A utilização da TV multimídia no processo de ensino-aprendizagem em química
Resumo
Resumo: As diferentes tecnologias estão presentes em vários momentos na nossa sociedade e a escola não pode ficar alheia a essa realidade. No Paraná, todas as escolas da rede estadual de ensino receberam nos últimos anos, investimentos em formação e na melhoria de espaços e materiais. Dentre os recursos tecnológicos, foram implementados laboratórios de informática (PR-Digital e Proinfo), fornecidos bibliografias para a biblioteca dos alunos e do professor e a instalação das TVs Multimídia em todas as salas de aula. Na disciplina de Química, o trabalho com conteúdos abstratos, normalmente, representa uma das dificuldades para os alunos do Ensino Médio e a utilização de diferentes recursos audiovisuais pode contribuir para promover o ensino-aprendizagem. Por meio dessa pesquisa buscou-se avaliar o nível de aceitação da TV Multimídia na prática dos docentes de Química, analisando até que ponto os professores a usam em suas aulas, apresentando as possibilidades encontradas pelos mesmos na sua utilização e o(s) motivo(s) que representam impedimentos da sua aceitação. Verficou-se os pontos fortes e os pontos frágeis da sua utilização. Os professores entrevistados enalteceram as qualidades, principalmente, quanto aos recursos de visualização e consideram-na importantes desde que bem utilizada. A relação direta da utilização da TV Multimídia no aprendizado dos alunos não foi percebida nas respostas dos professores