Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZamberlan, Suzana Maria Marquespt_BR
dc.contributor.authorGnoatto Netto, Delizept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-21T18:25:47Z
dc.date.available2022-07-21T18:25:47Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33276
dc.descriptionOrientador: Suzana Maria Marques Zamberlanpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: As mudanças na vida e no mundo do trabalho exigem profissionais antenados e ativos para esta sociedade que se apresenta. A escola, por sua vez, tem obrigação de fazer a diferença na vida desses jovens. Neste sentido, é importante analisar e construir currículos não desta ou daquela disciplina, mas uma visualização das possibilidades de realizações dentro da escola que propicie o entendimento de que o conhecimento não se realiza fragmentado, numa sequência linear de disciplina, mas acontece quando conseguimos estabelecer relações e possibilidades entre todos os conhecimentos adquiridos. Os hipertextos constituem uma rede que pode tratar de diversos temas interligados. Ao acionar a rede textual, em dado momento, o leitor atualiza alguns desses textos, de acordo com seus objetivos de leitura, marca trechos que considera importantes, relaciona e associa conhecimentos novos ao seu conhecimento prévio e vai construir um percurso próprio de leitura. Dessa forma, espaços mentais serão construídos e terão significado.Num mundo globalizado em que culturas e processos políticos e econômicos parecem fugir ao controle e ao alcance, a construção de identidades solidamente alicerçadas em conhecimentos originados nas Ciências Humanas, em especial na História, constitui condição imprescindível ao prosseguimento da vida social do indivíduo. O processo de aprender é fundamental na formação das pessoas, nas relações e atividades de que os indivíduos participam, configuradas pelas condições espaço temporais e socioculturais em que se realizam. Os hipertextos e seus desdobramentos caracterizam-se como um método interessante de ensinar e aprender conteúdos históricos de forma não-linear. É uma nova forma de linguagem em que acontece a mediação entre o oral, o escrito, o imagético e o digital dando o formato do hipertexto. O simples ato de ler se transforma historicamentept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçaopt_BR
dc.subjectHistoria - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO hipertexto como método de ensino no campo da históriapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples