Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Roberta Rafaela Sotero, 1982-pt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Carmen Elisabeth Scheibept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-20T13:41:13Z
dc.date.available2022-07-20T13:41:13Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33261
dc.descriptionOrientador: Roberta Rafaela Sotero Costapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho apresenta o entendimento e a prática pedagógica dos professores em relação à pesquisa escolar como atividade desenvolvida junto aos alunos. Optamos pela pesquisa qualitativa e os dados foram coletados a partir de um questionário. O grupo pesquisado foram os professores do Ensino Médio de um colégio público estadual do município de União da Vitória, Paraná. Partimos do pressuposto de que o processo de pesquisar deve ser ensinado na escola com orientação e acompanhamento dos professores. O tema proposto na pesquisa escolar deve instigar a curiosidade dos alunos para que busquem informações em diversas fontes confiáveis. O texto e demais meios pelos quais o aluno apresenta o resultado da sua pesquisa torna-se um retrato do percurso do que foi realizado por ele, do entendimento e interpretação do que foi pesquisado e da aprendizagem construída. Nos pressupostos teóricos abordamos um breve histórico da pesquisa escolar no Brasil. A partir dos teóricos, descrevemos o entendimento atual de pesquisa escolar como metodologia no processo de ensino-aprendizagem adotado como princípio científico e educativo. A seguir apresentamos a importância e possibilidades propiciadas pelas tecnologias de informação e comunicação em destaque o computador e internet. A partir da análise dos dados coletados, feita de forma descritiva, constatou-se que a prática da pesquisa escolar da maioria dos participantes da pesquisa ainda está distante da compreensão de pesquisa escolar como meio para oportunizar a (re)construção do conhecimento, criticidade e autonomia dos estudantes. Faz-se necessário rever os cursos de formação de docentes e oportunizar formação continuada aos profissionais que já atuam na educaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçaopt_BR
dc.subjectInternet - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleComo professores de ensino médio entendem pesquisa escolar?pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples