• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Mídias integradas na educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Mídias integradas na educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Como professores de ensino médio entendem pesquisa escolar?

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    CARMEM ELISABETH SCHEIBE FERREIRA.pdf (3.498Mb)
    Data
    2010
    Autor
    Ferreira, Carmen Elisabeth Scheibe
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho apresenta o entendimento e a prática pedagógica dos professores em relação à pesquisa escolar como atividade desenvolvida junto aos alunos. Optamos pela pesquisa qualitativa e os dados foram coletados a partir de um questionário. O grupo pesquisado foram os professores do Ensino Médio de um colégio público estadual do município de União da Vitória, Paraná. Partimos do pressuposto de que o processo de pesquisar deve ser ensinado na escola com orientação e acompanhamento dos professores. O tema proposto na pesquisa escolar deve instigar a curiosidade dos alunos para que busquem informações em diversas fontes confiáveis. O texto e demais meios pelos quais o aluno apresenta o resultado da sua pesquisa torna-se um retrato do percurso do que foi realizado por ele, do entendimento e interpretação do que foi pesquisado e da aprendizagem construída. Nos pressupostos teóricos abordamos um breve histórico da pesquisa escolar no Brasil. A partir dos teóricos, descrevemos o entendimento atual de pesquisa escolar como metodologia no processo de ensino-aprendizagem adotado como princípio científico e educativo. A seguir apresentamos a importância e possibilidades propiciadas pelas tecnologias de informação e comunicação em destaque o computador e internet. A partir da análise dos dados coletados, feita de forma descritiva, constatou-se que a prática da pesquisa escolar da maioria dos participantes da pesquisa ainda está distante da compreensão de pesquisa escolar como meio para oportunizar a (re)construção do conhecimento, criticidade e autonomia dos estudantes. Faz-se necessário rever os cursos de formação de docentes e oportunizar formação continuada aos profissionais que já atuam na educação
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/33261
    Collections
    • Mídias integradas na educação [580]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV