Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRitossa, Claudia Monicapt_BR
dc.contributor.authorCassol, Julianept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Curso de Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-22T16:24:51Z
dc.date.available2022-07-22T16:24:51Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33212
dc.descriptionOrientador: Claudia Monica Ritossapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Mídias Integradas na Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem por objetivo verificar de que forma as mídias estão sendo utilizadas para motivar ao aprendizado no Colégio Estadual Professora Reni Correia Gamper, município de Manoel Ribas, Paraná. Para tanto, foi realizada pesquisa pelo método quantitativo, aplicando a técnica de levantamento ou survey junto aos alunos da 1ª série do Ensino Médio, período vespertino da referida escola. A escolha deste tema se deve ao grande interesse que os adolescentes demonstram pelo uso de equipamentos tecnológicos e também devido às transformações que a tecnologia tem provocado no âmbito escolar e social. Buscou-se na literatura existente e em experiências realizadas em diversas escolas informações que permitiram analisar de que forma os recursos tecnológicos podem contribuir para a melhoria do aprendizado. Concomitante a isso, tabulou-se os dados levantados nos trinta e três questionários aplicados, sendo que a análise indicou: a) é grande o interesse que as mídias despertam no educando, principalmente as tecnologias da informação e comunicação (TIC); b) grande parte dos entrevistados acredita que as ferramentas tecnológicas facilitam o aprendizado; c) o uso do computador/internet é o que mais motiva para o aprendizado; d) os estudantes estão satisfeitos com o objetivo, metodologia e avaliação usada no laboratório de informática; e) a escola pública ainda mantém métodos tradicionais de ensino baseados no livro didático; f) são urgentes mudanças nas práticas pedagógicas que incluam recursos avançados de ensinopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçaopt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titleA utilização de mídias para motivação ao aprendizado : o caso do Colégio Estadual Professora Reni Correia Gamper - EMPNpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples