dc.contributor.advisor | Katuta, Angela Massumi, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.author | Vitor, Letícia da Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-21T13:09:04Z | |
dc.date.available | 2022-07-21T13:09:04Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/33081 | |
dc.description | Orientador: Ângela Massumi Katuta | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho propõe um levantamento da realidade dos alunos de origem urbana e rural do Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busatto, em Foz do Iguaçu, o maior do município, com 2.632 alunos. Frente a esse levantamento, faremos algumas abordagens na área da matemática levando em consideração que a aplicabilidade desta disciplina no contexto campesino é essencial. Faremos a análise do encaminhamento metodológico denominado como etnomatemática, que é a matemática contextualizada, faremos também um panorama dos conteúdos estruturantes contidos nas DCEs, a fim de buscar as aplicações no campo, sempre preocupados com a linguagem que serão utilizados tanto nos conteúdos quanto nas metodologias que aproximam o educando ao conhecimento formalmente construído | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | O ensino da matemática voltado à realidade do campo : uma abordagem dos conteúdos e metodologias no Colégio Estadual Dr. Arnaldo Busatto no município de Foz do Iguaçu - PR | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |