• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Desafios contemporâneos, para implementação de políticas educacionais emancipatória voltada para educandos nas comunidades tradicionais de faxinais

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ANTONIO MICHEL KULLER MEIRA.pdf (512.8Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Meira, Antonio Michel Kuller
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Os faxinais são comunidades tradicionais do Paraná, reconhecidas Cf. Decreto Federal 10.408/2006. Comissão de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, Lei Estadual 15.673/07 e diversas leis municipais. As comunidades de Faxinais organizam-se em criadores comunitários, onde uma das principais características é o uso coletivo da terra, para criação de animais de pequeno e grande porte, além de possuir diversas outras atividades agrícolas e extrativistas tradicionais. A partir do ano 2005 com a organização do 1º encontro dos povos de Faxinais, essas comunidades organizaram-se em movimento social, denominado Articulação Puxirão dos Povos Faxinalenses, onde desde então, estão discutindo em encontros, seminários, reuniões, novas propostas de políticas públicas especificas para os faxinalenses, sendo estas encaminhadas aos governos Municipal, Estadual e Federal. Entre diversas propostas dos faxinalenses, a educação do campo, especifica para os educandos oriundos das comunidades de faxinais, aparece como demanda fundamental, para a valorização da identidade de faxinalense e sujeitos do campo. Através da pesquisa realizada conheceremos por meio de entrevistas, relatos, encontros presenciados e experiência adquirida em contato com educadores do campo e faxinalenses, algumas das demandas dos faxinalenses em relação à educação do campo. A experiência presenciada possibilitou fortalecer a visibilidade dos faxinalenses em busca de reconhecimento de sua identidade, aliado a uma proposta de educação do campo especifica, apropriada à cultura dos educandos faxinalenses
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/33075
    Collections
    • Educação do campo [600]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV