Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAires, Maria Célia Barbosapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Amanda Traczpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-22T13:13:44Z
dc.date.available2022-07-22T13:13:44Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/33006
dc.descriptionOrientador: Maria Célia Barbosa Airespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Especialização em Organização do Trabalho Pedagógicopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada na tarefa de conclusão do curso de Especialização de Organização do Trabalho Pedagógico: A Relação entre Escola Pública e Educação Popular. Propôs-se a analisar o perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno. Defende que o melhor perfil de um professor, objetivando a qualidade da relação professor-aluno, e a aprendizagem significativa, é o profissional que se identifica com a profissão, compreende a especificidade da escola, participa ativamente das ações pedagógicas do âmbito escolar, busca ter bom relacionamento com seus alunos e tem compromisso e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem. O objeto de estudo foi delimitado a partir da inquietação e dificuldades encontradas na prática pedagógica pela pesquisadora e colegas de trabalho. A pesquisa de caráter exploratório mostrou que há uma grande necessidade por parte dos professores, de se comprometerem no sentido de implementar convicções pedagógicas que, muitas vezes não se efetivam na prática cotidiana da sala de aula de alguns dos docentes, por diversos motivos, ou ocorrem de maneira insuficiente, o que, certamente, acaba por comprometer o êxito escolar dos alunos, presentes na escola pública. Assim, a questão central da pesquisa consistiu em verificar o posicionamento e traços do perfil que os professores se atribuem como educadores na escola e, considerando as respostas que os mesmos situaram em categorias de 0 a 10, analisar os seguintes aspectos: a qualidade da formação acadêmica; importância da formação continuada; qualidade da relação com os alunos; compromisso como profissional da educação; identificação com a profissão; relação com os demais professores da escola; compreensão da especificidade do papel ou função social da escola; inserção na dinâmica da organização da escola; nível de participação na formulação do Projeto- Político-Pedagógico da escola; qualidade do aproveitamento das permanências para planejamento de aulas; nível de envolvimento emocional com os alunos; nível de autoridade em sala de aula; e o grau de importância atribuído à qualidade da relação professor-aluno para o processo de ensino-aprendizagem e ao envolvimento com o êxito do processo de ensino-aprendizagem. A metodologia do estudo caracterizou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, envolvendo o estudo teórico e o conhecimento da realidade, por meio das técnicas de análise documental (foi analisado o Projeto Político- Pedagógico da escola) e do questionário (realizada a pesquisa com os professores). A pesquisa enfatizou, a partir do perfil político-pedagógico, a busca em saber e compreender o nível de participação e envolvimento dos professores com a escola, a busca por uma boa relação com seus alunos e consequentemente, o envolvimento com a qualidade do processo de ensino-aprendizagem que interessa às classes popularespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.subjectEducaçao - Observaçoes pedagógicaspt_BR
dc.titleO perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o alunopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples