• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Organização do trabalho pedagógico
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Organização do trabalho pedagógico
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    AMANDA TRACZ PEREIRA.pdf (2.101Mb)
    Data
    2011
    Autor
    Pereira, Amanda Tracz
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada na tarefa de conclusão do curso de Especialização de Organização do Trabalho Pedagógico: A Relação entre Escola Pública e Educação Popular. Propôs-se a analisar o perfil político-pedagógico do professor e a qualidade de sua relação com o aluno. Defende que o melhor perfil de um professor, objetivando a qualidade da relação professor-aluno, e a aprendizagem significativa, é o profissional que se identifica com a profissão, compreende a especificidade da escola, participa ativamente das ações pedagógicas do âmbito escolar, busca ter bom relacionamento com seus alunos e tem compromisso e envolvimento com o processo de ensino-aprendizagem. O objeto de estudo foi delimitado a partir da inquietação e dificuldades encontradas na prática pedagógica pela pesquisadora e colegas de trabalho. A pesquisa de caráter exploratório mostrou que há uma grande necessidade por parte dos professores, de se comprometerem no sentido de implementar convicções pedagógicas que, muitas vezes não se efetivam na prática cotidiana da sala de aula de alguns dos docentes, por diversos motivos, ou ocorrem de maneira insuficiente, o que, certamente, acaba por comprometer o êxito escolar dos alunos, presentes na escola pública. Assim, a questão central da pesquisa consistiu em verificar o posicionamento e traços do perfil que os professores se atribuem como educadores na escola e, considerando as respostas que os mesmos situaram em categorias de 0 a 10, analisar os seguintes aspectos: a qualidade da formação acadêmica; importância da formação continuada; qualidade da relação com os alunos; compromisso como profissional da educação; identificação com a profissão; relação com os demais professores da escola; compreensão da especificidade do papel ou função social da escola; inserção na dinâmica da organização da escola; nível de participação na formulação do Projeto- Político-Pedagógico da escola; qualidade do aproveitamento das permanências para planejamento de aulas; nível de envolvimento emocional com os alunos; nível de autoridade em sala de aula; e o grau de importância atribuído à qualidade da relação professor-aluno para o processo de ensino-aprendizagem e ao envolvimento com o êxito do processo de ensino-aprendizagem. A metodologia do estudo caracterizou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, envolvendo o estudo teórico e o conhecimento da realidade, por meio das técnicas de análise documental (foi analisado o Projeto Político- Pedagógico da escola) e do questionário (realizada a pesquisa com os professores). A pesquisa enfatizou, a partir do perfil político-pedagógico, a busca em saber e compreender o nível de participação e envolvimento dos professores com a escola, a busca por uma boa relação com seus alunos e consequentemente, o envolvimento com a qualidade do processo de ensino-aprendizagem que interessa às classes populares
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/33006
    Collections
    • Organização do trabalho pedagógico [262]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV