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dc.contributor.advisorFachin, Luiz Edson, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direitopt_BR
dc.creatorRatti, Maysapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-12T22:16:43Z
dc.date.available2024-08-12T22:16:43Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/30701
dc.descriptionOrientador: Luiz Edson Fachinpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direitopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho objetivou abordar o tema da adoção a partir de uma perspectiva constitucional. Para tanto, coube entender os direitos da criança e do adolescente como direitos fundamentais. Verificar a passagem de um sistema de indiferença para um sistema de proteção integral em relação aos infanto-adolescentes. Discorrer sobre os impactos causados pela Constituição Federal de 1988 no Direito de Família, e a sua relevância para o advento do Estatuto de Criança e do Adolescente. Compreender o importante papel do princípio do melhor interesse da criança na interpretação das normas que disciplinam as questões relativas aos infanto-adolescentes, na busca pela concretização dos direitos fundamentais dos mesmos. Afastar a noção de uma possível discricionariedade ilimitada que, em tese, poderia ser conferida aos operadores do direito em função do referido princípio. Buscar interpretar os requisitos e efeitos da adoção à luz do melhor interesse da criança e da ordem de valores preconizada pela Constituição. Demonstrar, por fim, que o tema da adoção é tratado por dois diplomas legais com racionalidades distintas: Estatuto da Criança e do Adolescente e Código Civil.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDireito constitucionalpt_BR
dc.subjectDireito de famíliapt_BR
dc.subjectAdoçãopt_BR
dc.titleAdotando crianças e adolescentes : uma abordagem constitucionalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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