Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 14
Os três momentos pedagógicos no estágio de docência da licenciatura em fisica : apropriação e tangenciamentos com a dinâmica cultural na escola
(2022)
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar de que maneira licenciandos em Física se apropriam dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) (Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento) ...
Argumentação dialogada no ensino e aprendizagem de física : perspectivas de professores do ensino médio
(2020)
Resumo: Estudamos a relação entre a argumentação dialogada e o processo de construção de significados acerca de conhecimentos científicos a partir do ponto de vista de professores de Física do Ensino Médio, considerando ...
Os sentidos elaborados por licenciandos de física pelo desenvolvimento de projetos investigativos durante o estágio curricular supervisionado
(2020)
Resumo: Analisamos os sentidos atribuídos à docência por meio da inserção de projetos de ensino e pesquisa na formação inicial de professores de Física durante o estágio de docência. Destarte, nosso objetivo geral foi ...
O livro didático é um objeto científico em disputa no campo do ensino de física?
(2022)
Resumo: O livro didático, no Brasil, foi valorizado nas últimas décadas como tema e objeto de pesquisa. Sua produção, sua aquisição, seu uso e sua apropriação envolvem desde as instâncias institucionais, caracterizadas ...
Educação CTS na instituição escolar : posicionamentos de licenciandos(as) em física à luz das categorias de professores como intelectuais
(2021)
Resumo: Neste trabalho investigamos à quais modelos de intelectuais os futuros professores e professoras de Física se aproximam na elaboração de propostas de ensino CTS e nas suas concepções a respeito do desenvolvimento ...
Professores de física em tempo de cibercultura : a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação nas aulas do ensino médio nas escolas da rede privada de ensino
(2020)
Resumo: O avanço da tecnologia promove mudanças de hábitos e transformações na sociedade contemporânea. No contexto educacional, espera-se que a inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) possam ...
Desenvolvimento, implementação e avaliação de uma metodologia de formação continuada de professores
(2023)
Resumo: A profissão de docente está ligada a uma complexidade tal como uma necessidade formativa, que não é saciada somente pela formação inicial e demanda uma formação permanente, contínua para atender essa demanda. ...
Dimensões constituintes dos alunos : elementos para uma formação de professores de física à luz dos modelos críticos
(2021)
Resumo: Esta pesquisa localiza-se no campo de formação de professores, onde defende-se os modelos de racionalidade crítica de formação docente a partir de Diniz-Pereira (2014). O objetivo geral do estudo é o analisar as ...
O tema energia elétrica nos pressupostos da educação CTS no ensino de física : o que informam os livros didáticos de física do ensino médio
(2021)
Resumo: A importância de se discutir sobre os processos educativos na disciplina de Física dentro de uma perspectiva crítica é algo necessário e urgente. Assim, o presente trabalho teve como objetivo de estudo investigar ...
Dos sólidos herdados à realidade líquida : ciência, arte e ensino na formação de professores de física
(2021)
Resumo: Esta tese é composta por quatro capítulos. Na introdução encaminho uma pequena parte da minha história, o suficiente para que o leitor saiba que não compreendo o ensinar e o aprender fora do contexto da autonomia, ...