Processo de intraempreendedorismo e mudança organizacional : o caso da criação e implantação de um programa de pós-graduação em uma instituição de ensino superior pública em Curitiba - PR
Resumo
Resumo: O intraempreendedorismo é o empreendedorismo no contexto das organizações existentes e vem adquirindo visibilidade na academia e no mercado por seu estímulo a criação de outras atividades e orientações inovadoras, tais como desenvolvimento de novos produtos, serviços, tecnologias, técnicas administrativas, estratégias, e posturas competitivas. Para este trabalho, parte-se do pressuposto que o processo de desenvolvimento da iniciativa intraempreendedora pode promover mudanças significativas na estrutura de recursos da organização, manifestando-se também no contexto do setor público, embora este setor seja associado à burocracia, conservadorismo, comportamento rotineiro, aversão ao risco e falta de iniciativa que podem dificultar o desenvolvimento de mudanças. Assim, o principal objetivo desde trabalho foi analisar como o processo de desenvolvimento de uma iniciativa intraempreendedora norteou a mudança organizacional por meio da criação e implantação de um Programa de Pós-Graduação em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública de Curitiba - PR. Quanto aos procedimentos metodológicos, o delineamento do estudo foi descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, dimensão de análise transversal com aproximação longitudinal, realizando-se um estudo de caso único do evento de criação de um Programa de Pós-Graduação que partiu da iniciativa própria de seus envolvidos e influência de eventos internos e externos. Para tanto, utilizou-se como método de pesquisa a análise de narrativas das entrevistas realizadas por meio de roteiros semiestruturados junto aos participantes da iniciativa intraempreendedora, e também análise documental. Os resultados evidenciaram que a iniciativa intraempreendedora emergiu a partir da necessidade de pesquisa para o desenvolvimento das necessidades do cotidiano do trabalho dos docentes e da análise do ambiente externo. Além disso, durante o processo de criação e desenvolvimento do caso ocorreu uma série de mudanças nos recursos organizacionais, os quais foram criados e recriados a partir das necessidades do dia-a-dia do trabalho. Por fim, ressalta-se o papel da interpretação individual e coletiva dos intraempreendedores docentes durante esse processo. Abstract: The intrapreneurship is the entrepreneurship within existing organizations and has been gaining visibility in academia and in the market for their encouragement to create other innovative activities and orientations such as development of new products, services, technologies, administrative techniques, strategies, and competitive postures. This study assumes that the process of developing the intrapreneurial initiative can promote significant changes in the structure of the organizational resources, being also manifested in the public sector, although this sector is associated with bureaucracy, conservatism, routine behavior, risk aversion and lack of initiative that can hamper the development of changes. Considering this, this study aimed to investigate how to analyze how the developing process of an intrapreneurial initiative guided organizational change through the creation and implementation of a Graduate Program in a public Higher Education Institution (HEI) in Curitiba (PR). The study has a qualitative descriptive-explanatory design with a transversal perspective with longitudinal approximation. A single case study was done, addressing the creation event of a Graduate Program that started at the own initiative of its stakeholders and without the influence of external events. As research methods, it relies on narrative analysis of semi-structured interviews with participants of the intrapreneurial initiative, as well as document analysis. The findings point out that the intrapreneurial initiative emerged from the need for research to the development needs of daily work and the analysis of external environment. Furthermore, it was noticed that during the creation process there were a number of changes in organizational resources, which were created and recreated from the needs of daily work. Finally, we emphasize the role of individual and collective interpretation of academic intrapreneurs during this process.
Collections
- Dissertações [430]