• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016025P6 Programa de Pós-Graduação em Administração
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Relações entre capital cultural e consumo sustentável como características de distinção social

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - ANA CAROLINA BAGGIO FABRICIO.pdf (2.374Mb)
    Data
    2012
    Autor
    Fabricio, Ana Carolina Baggio
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Um fator importante relacionado ao consumo é o de que ele estabelece critério de distinção social, pois pode ser utilizado para evidenciar a participação do indivíduo a um determinado grupo capaz de se distinguir dos demais. Através da mensuração e análise do capital cultural dos sujeitos investigados essa pesquisa relaciona as características desses com seus hábitos de consumo baseando-se em mensuração de atitudes de consumir de forma menos ou mais sustentável na busca por uma relação que caracterize a distinção social. Os dados foram coletados por meio de questionários através do software Qualtrics e de questionários impressos, no período de agosto e setembro de 2011. As análises foram executadas pelo software SPSS e fez-se uso de análise multivariada. Foram identificados como grupos de consumidores: consumidores mais conscientes e com uma tendência maior de colaboração com a sustentabilidade; consumidores que podem ser diferenciados pelo seu poder aquisitivo; consumidores representados pelos seus bens. Porém, dentre os grupos identificados não foi verificada uma relação significativa entre o consumo e o capital cultural dos indivíduos. O estudo amplia o debate acerca do consumo sustentável, quem são esses consumidores, como o marketing pode identificar esse nicho de mercado e acessar esses indivíduos.
     
    Abstract: An important factor related to consumption is that it establishes the criteria of social distinction, which can be used to highlight the participation of the individual to a particular group that can be distinguished from the others. Through measurement and analysis of the cultural capital of the investigated sample this research relates to the characteristics of their spending habits based on the measurement of attitude about consumption patterns, in order to verify less or more sustainable acts, in the search for a connexion that characterizes the social distinction. The data were collected through questionnaires using Qualtrics software and printed questionnaires between August and September 2011. The analyses were run using SPSS software and was performed by multivariate analysis. Were identified as groups of consumers: consumers more aware and more likely to collaborate with sustainability; consumers who can be distinguished by their purchasing power; consumers represented by their property. However among the identified groups was not observed a significant correlation between consumption and cultural capital of individuals. The study extends the debate about sustainable consumption, who are these consumers, how marketing can identify his niche market and access to these individuals.
     
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/28112
    Collections
    • Dissertações [441]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV