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dc.contributor.authorWoehl, Sidele
dc.contributor.otherBalbinot, Zandra
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2015-11-16T19:25:44Z
dc.date.available2015-11-16T19:25:44Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/26231
dc.descriptionOrientadora : Profa. Dra. Zandra Balbinot
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 29/04/2011
dc.descriptionBibliografia: fls. 101-104
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e analise organizacional
dc.description.abstractResumo: A inovação torna-se cada vez mais importante para a sobrevivência e o crescimento das empresas. Nesse sentido, é fundamental entender como ocorre o processo de desenvolvimento da capacidade de absorção. Com a crescente internacionalização de empresas, também se torna importante compreender como isso ocorre em cenários diferentes, nos quais é possível presenciar diferenças culturais, administrativas e políticas, geográficas e econômicas. A capacidade de absorção, entendida neste trabalho, como a capacidade de reconhecer o valor de um novo conhecimento, assimilá-lo e utilizá-lo em fins comerciais também será estudada. O objetivo é compreender de que forma a capacidade de absorção de uma empresa minimiza os impactos das distâncias do modelo CAGE em uma empresa multinacional e sua subsidiária. A pesquisa foi desenvolvida em uma empresa que era nacional e posteriormente foi comprada por uma multinacional japonesa. Para verificar as distâncias oriundas dessa relação, foi utilizada a estrutura de distâncias CAGE, desenvolvida por Pankaj Ghemawat (2007). A capacidade de absorção definida por Cohen e Levinthal (1990) foi verificada através do modelo desenvolvido por Zahra e George (2002). Metodologicamente esta pesquisa foi desenvolvida utilizando-se de estudo de caso com dados oriundos da área de gestão de pessoas. Os resultados demonstraram que há diversos aspectos que interferem no processo de internacionalização e que a capacidade de absorção pode diminuir a percepção das distâncias decorrentes desse processo.
dc.description.abstractAbstract: The innovation becomes more important for business survival and growth. According with this, it is important to understand the way the developing process of absorption capacity happens. With the companies internationalization increase, it becomes so important to understand how this occurs in different views, where is possible to find cultural, administrative and political, geographical and economical distances. The absorption capacity, considered in this work as the capacity to recognize the value of a new knowledge, to assimilate and to make use of it to commercial ends will be studied too. The objective is to understand how the absorption capacity of a company can minimize the impacts of the CAGE model distances in a multinational company and its subsidiary. This research was done in a company that was Brazilian company and was bought by a Japanese international company. To verify the distances arising from this relationship, it was utilized the CAGE structure, developed by Pankaj Ghemawat (2007). The absorption capacity was defined by Cohen and Levinthal (1990) and was verified through the model developed by Zahra and George (2002). Methodologically this research was developed using a case study with information though HR area. The results showed that there are a lot of aspects that interfere in the internationalization process and that the absorption capacity can minimize the perception of the distances.
dc.format.extent108f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectTeses
dc.subjectMultinacionais
dc.subjectDesenvolvimento organizacional
dc.subjectAdministração de empresas
dc.subjectAdministração
dc.subject.ddc658.049
dc.titleA influência da capacidade de absorção nas distâncias na relação entre uma multinacional e sua subsidiária
dc.typeDissertação


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