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dc.contributor.authorBarreto, Sheila Cristina da Silva Góes
dc.contributor.otherSteiner Neto, Pedro José, 1954-
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.date.accessioned2015-11-16T18:19:00Z
dc.date.available2015-11-16T18:19:00Z
dc.date.issued2010
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/24313
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Pedro José Steiner Neto
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 05/07/2010
dc.descriptionBibliografia: fls. 122-127
dc.descriptionÁrea de concentração: Estratégia e Organizações
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa buscou compreender a difusão de produtos e serviços inovadores em Bibliotecas Universitárias Brasileiras através da caracterização destas de acordo com o tamanho do acervo, recursos humanos, nível de informatização e quantidade de cursos atendidos. Observou-se que o uso em geral dos produtos e serviços ofertados pelas bibliotecas universitárias pesquisadas (bases de dados online, biblioteca digital, biblioteca digital de teses e dissertações, consulta ao acervo online, livro eletrônico, periódico eletrônico, Portal da CAPES e Portal da Pesquisa foi maior para os docentes e discentes da pós-graduação; que os canais de comunicação utilizados na difusão destes produtos são boletim informativo, cursos e palestras, email, eventos e feiras, panfletos, painéis, site da biblioteca e site da universidade. Verificou-se que a difusão ocorre de maneira diferentes nas bibliotecas universitárias brasileiras de acordo com o canal, o tempo e o sistema social. O resultado do teste não-paramétrico Kruskal-Wallis mostrou, com 99% de confiança, evidência estatisticamente significativa para rejeitar a hipótese de igualdade no tempo que as bibliotecas oferecem os serviços e que todas as variáveis dos grupos de bibliotecas são provenientes de populações diferentes. A pesquisa de caráter descritivo buscou caracterizar estas bibliotecas de acordo com as categorias propostas por Rogers em relação ao tempo de adoção podendo ser inovadores, primeiros a adotar, maioria inicial, maioria tardia e retardatários, des revendo as características de grupos relevantes das bibliotecas, além de estimar a porcentagem de unidades desta população específica que mostraram determinado comportamento. Observou-se também que aproximadamente 50% das bibliotecas estão enquadradas na categoria de inovadoras, sendo que a grande maioria (66%) são as universidades públicas - federais e mais (26%) são as públicas estaduais mostrando que estas instituições estão na vanguarda das inovações. Foi utilizado estatistica descritiva univariada e multivariada através do software estatístico SPSS - Statistical Package for Social Sciences na sua versão 13.0 para obtenção dos objetivos propostos nesta pesquisa.
dc.description.abstractAbstract: This research sought to understand the diffusion of innovative products and services in Brazilian university libraries through the characterization of these according to the size of your collection, human resources, level of computerization and quantity of courses attended. It was observed that in general the use of products and services offered by the university libraries surveyed (online databases, digital library, digital library of theses and dissertations, consult the collection online, electronic book, electronic journal, and CAPES Portal, Portal da Pesquisa was higher for students and faculty of graduate studies. Besides, the communication channels used to disseminate these products are newsletter, courses and lectures, email, events and fairs, flyers, billboards, Web site Library and the University website. It was verified that the diffusion occurs in a different university libraries in Brazil according to the channel, time and social system. The result of the nonparametric test Kruskal-Wallis test showed, with 99% confidence level, statistically significant evidence to reject the hypothesis equal in time that libraries offer services and that all variables of library groups are from different populations. The search for a descriptive sought to characterize these libraries according to the categories proposed by Rogers over the time of adoption may be innovators, early adopters, early majority, late majority and laggards, describing the characteristics of relevant groups of libraries, and estimate the percentage of units of this specific population showed that certain behavior. It was also noted that approximately 50% of libraries are framed the category of innovative, with the vast majority (66%) are the public universities - federal and most (26%) are the state public showing that these institutions are at the forefront of innovations. Descriptive statistics were used univariate and multivariate analysis using the software SPSS - Statistical Package for Social Sciences in the version 13.0 to obtain the objectives proposed in this research.
dc.format.extent148f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectTeses
dc.subjectBibliotecas universitárias - Inovações tecnologicas
dc.subjectDifusão de inovações
dc.subjectAdministração
dc.subject.ddc027.7
dc.titleO processo de difusão de produtos e serviços inovadores em bibliotecas universitárias brasileiras
dc.typeDissertação


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