• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Ensino de Matemática para o Ensino Médio
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Exatas e da Terra
    • Ensino de Matemática para o Ensino Médio
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Modelagem matemática : metodologias ativas no estudo da função afim

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - DAMARES CRISTINA TOSTO DE FRANCA.pdf (2.644Mb)
    Data
    2023
    Autor
    França, Damares Cristina Tosto de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente texto tem como objetivo apresentar a aula inédita envolvendo as temáticas modelagem matemática, metodologias ativas e função afim. O ensino de função afim é muito relevante para a sociedade, devido a sua vasta aplicabilidade em diferentes situações do dia-a-dia, e sua exploração dá-se no nono ano do ensino fundamental e no primeiro ano do ensino médio. A metodologia utilizada pelo professor, não se limita a sala de aula, é necessário ir além do livro e do quadro e giz, os estudantes gostam de aulas diferenciadas e metodologias ativas que envolvam situações corriqueiras com seu estudo, tornando-se assim, o ensino aprendizagem mais significativo e útil para sua vida. Uma aprendizagem significativa ocorre quando o estudante consegue fazer a associação entre o que aprende na escola com seu cotidiano, possibilitando assim o estabelecimento entre teoria e prática. Deste modo, objetivou-se com essa aula inédita contextualizar as funções afins em situações-problemas, utilizando-se do cálculo da fatura de água, em função do consumo mensal, baseando-se na tabela da SANEPAR
     
    Abstract: The purpose of this text is to present a unique lesson that encompasses the themes of mathematical modeling, active methodologies, and linear functions. Teaching linear functions is highly relevant to society due to its wide applicability in various everyday situations, and its exploration takes place in the ninth grade of elementary school and the first year of high school. The methodology used by the teacher goes beyond the classroom; it is necessary to go beyond the textbook and chalkboard. Students enjoy differentiated classes and active methodologies that involve everyday situations in their studies, making the teaching-learning process more meaningful and useful for their lives. Meaningful learning occurs when students are able to make connections between what they learn in school and their daily lives, thus establishing a link between theory and practice. Therefore, the objective of this unique lesson is to contextualize linear functions in problem-solving situations, using the calculation of the water bill based on monthly consumption, based on the SANEPAR table.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/84250
    Collections
    • Ensino de Matemática para o Ensino Médio [13]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV