Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRolkouski, Emerson, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherMoreira, Laura Leal, 1993-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médiopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.creatorFrança, Damares Cristina Tosto dept_BR
dc.date.accessioned2023-09-04T14:03:07Z
dc.date.available2023-09-04T14:03:07Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/84250
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouskipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Profa. Dra. Laura Leal Moreirapt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Especialização em Ensino de Matemática para o Ensino Médio e Programa da Universidade Aberta do Brasil.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente texto tem como objetivo apresentar a aula inédita envolvendo as temáticas modelagem matemática, metodologias ativas e função afim. O ensino de função afim é muito relevante para a sociedade, devido a sua vasta aplicabilidade em diferentes situações do dia-a-dia, e sua exploração dá-se no nono ano do ensino fundamental e no primeiro ano do ensino médio. A metodologia utilizada pelo professor, não se limita a sala de aula, é necessário ir além do livro e do quadro e giz, os estudantes gostam de aulas diferenciadas e metodologias ativas que envolvam situações corriqueiras com seu estudo, tornando-se assim, o ensino aprendizagem mais significativo e útil para sua vida. Uma aprendizagem significativa ocorre quando o estudante consegue fazer a associação entre o que aprende na escola com seu cotidiano, possibilitando assim o estabelecimento entre teoria e prática. Deste modo, objetivou-se com essa aula inédita contextualizar as funções afins em situações-problemas, utilizando-se do cálculo da fatura de água, em função do consumo mensal, baseando-se na tabela da SANEPARpt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this text is to present a unique lesson that encompasses the themes of mathematical modeling, active methodologies, and linear functions. Teaching linear functions is highly relevant to society due to its wide applicability in various everyday situations, and its exploration takes place in the ninth grade of elementary school and the first year of high school. The methodology used by the teacher goes beyond the classroom; it is necessary to go beyond the textbook and chalkboard. Students enjoy differentiated classes and active methodologies that involve everyday situations in their studies, making the teaching-learning process more meaningful and useful for their lives. Meaningful learning occurs when students are able to make connections between what they learn in school and their daily lives, thus establishing a link between theory and practice. Therefore, the objective of this unique lesson is to contextualize linear functions in problem-solving situations, using the calculation of the water bill based on monthly consumption, based on the SANEPAR table.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectModelagem matemática - Teoria e aplicaçõespt_BR
dc.subjectFunções (Matemática) - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.titleModelagem matemática : metodologias ativas no estudo da função afimpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples