• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    "Roupa nova em brinquedo velho" : encontros de musicoterapia e os sentidos produzidos por estudantes universitárias que sofreram violência

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - SHEILA MARIA OGASAVARA BEGGIATO.pdf (5.646Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Beggiato, Sheila
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta tese teve como objetivo compreender os sentidos produzidos, nos Encontros de Musicoterapia, por estudantes universitárias que sofreram violências. O tema da violência revela-se como uma realidade cada vez mais preocupante, que requer atenção especial, demandando ser problematizada e investigada, especialmente a violência contra mulheres. É uma temática complexa, que envolve a sociedade como um todo, exigindo ser transpassada por diferentes perspectivas, com políticas e ações no campo da justiça, da saúde, da assistência e da educação, sendo debatida e conduzida com medidas e ações educativas, judiciais, protetivas e de cuidados. A Musicoterapia, que compõe diversas equipes multidisciplinares e que atua no campo da saúde, da educação, da assistência social, em comunidades, na saúde mental, entre outros, apresenta-se como uma possibilidade para trabalhar com estudantes universitárias que sofreram violências. A Musicoterapia possui um viés terapêutico, mas também uma natureza educacional. Numa perspectiva freiriana, o aprender se faz no diálogo com o outro, numa relação dialógica, em trocas afetivas e na qual as partes envolvidas vão se transformando e modificando o seu entorno. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, exploratória e com uma pesquisa de campo. Os instrumentos para a coleta de informações foram: questionário sociodemográfico e questionário econômico da ABEP, entrevista coletiva e entrevistas semiestruturadas individuais, diário de campo e transcrições dos Encontros. Na pesquisa de campo foram realizados quinze Encontros de Musicoterapia presenciais, por quatro meses, logo após o retorno do período de isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19. Participaram dos Encontros de Musicoterapia seis estudantes do ensino superior, de universidades públicas da cidade de Curitiba. Para a análise das informações trabalhou-se com análise descritiva, núcleos de significação e análise musicoterápica. Foram respeitados os princípios éticos de autonomia, beneficência, não maleficência e justiça, tendo sido o projeto de pesquisa aprovado por um Comitê de Ética. Ao final da pesquisa foi possível ter um panorama dos tipos de violências sofridas pelas estudantes participantes, que incluem abuso/violência sexual infantil, sexo forçado, assédio sexual em local de trabalho, relacionamento afetivo abusivo, violência intrafamiliar/doméstica, estupro, entre outras. Dentre os impactos da violência na vida das participantes estão sentimentos de medos, vergonha, insegurança, culpa, depressão; sensação iminente de que novas violências possam ocorrer a qualquer momento; baixa autoestima; ansiedade; dificuldades em relacionamentos afetivos e familiares, entre outros. Evidenciou-se a importância do espaço universitário para além do conhecimento acadêmico, revelando-se como um lugar de pertencimento e um espaço de produção de vidas. Os aprendizados que as participantes tiveram se deram nas trocas interpessoais e permearam aspectos pessoais, relacionais e educacionais, levando-as à compreensão de si, do outro e de seu redor. Os Encontros de Musicoterapia mediaram experiências e fazeres musicais individuais e coletivos potentes para a produção de sentidos de estudantes universitárias que sofreram violência, possibilitando (re)significações e contribuindo para que construíssem formas outras de ser, estar, pensar e agir, possibilitando (re)escreverem sua história de vida.
     
    Abstract: This thesis targets the understanding of the senses which have been emerged at Music Therapy Meetings attended by Higher Education students who suffered violence. The theme of violence reveals itself as an increasingly worrying reality which requires special attention and demands to be problematized and investigated, especially on violence against women. It is a deep and complex theme which involves the whole of the civil society requiring to be permeated by distinct perspectives, with policies and actions in the field of Justice, Health, Social Assistance and Education, and being discussed and managed with measures and actions regarding educational, judicial, protective and caring nature. The Music Therapy comprises several multidisciplinary teams and works in the field of Health, Education, Social Assistance, within communities and Mental Health area among others, and presents itself as a useful tool to help Higher Education students who have suffered extreme violence. The Music Therapy has a therapeutic focus and an educational nature as well. From a Freirean perspective the learning takes place in dialogue with each other, in a dialogical relationship with affective exchanges in which the involved parties are transforming and modifying their own environment. The research adopted a qualitative and exploratory approach with a field research. The tools for collecting data were the following: socio-demographic survey, ABEP economic survey, collective interview and individual semi-structured interviews, daily field logs and the meeting minutes from the Music Therapy Meetings. In the field research fifteen in-person Music Therapy Meetings were held, during the period of four months shortly after the period of social isolation caused by the Covid-19 pandemic. The Music Therapy Meetings were held in the City of Curitiba, Paraná State, with a group of six Higher Education students from Public Universities. For data analysis, descriptive analysis, meaning core and the Music Therapy Analysis were used. The ethical principles of autonomy, beneficence, non-maleficence and justice were respected and the research project was approved by an Ethics Committee. At the very end of the research, it was possible to have an overview of the types of violence suffered by the participating students, which include child sexual abuse/violence, forced sex, sexual harassment in the workplace, emotionally abusive relationship, intrafamily/domestic violence, rape, among others. Amid the impacts of the violence on their lives are raised feelings of fear, shame, insecurity, guilt, depression; imminent feeling that new violence could occur at any moment; low self-esteem; anxiety; affection difficulties and family relationships, and others. The importance of the University was highlighted beyond academic knowledge, unveiling as a place with a real sense of belonging and life-enhancing. The learning that the participants had took place on interpersonal exchanges and percolated on personal aspects under relational and educational grounds, leading them to understand themselves, the others and their surroundings. The Music Therapy Meetings provided outstanding individual and collective musical experiences and practices for the creation of senses of Higher Education students who suffered violence, enabling re-meanings and contributing to build other ways of being, thinking and acting, and empowering them to rewrite their own story of life.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/83297
    Collections
    • Teses [450]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV