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    Linguagens das práticas da docência na educação especial de Curitiba : (auto) cartografia e pesquisa Rizoma

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    R - T - LILIANE REPINOSKI FRANCO.pdf (5.628Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Franco, Liliane Repinoski
    Metadata
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    Resumo
    A proposta desta tese é cartografar o processo de docência em Educação Especial, especificamente a constituição do profissional que atua na inclusão de estudantes com deficiência matriculados no ensino fundamental, primeira etapa dos ciclos I e II, no município de Curitiba. Esse profissional, que possui importante papel no processo de ensino e de aprendizagem de todos os estudantes, em determinado momento de sua trajetória, precisou diferenciar-se, construir uma identidade de educador capaz de atender às demandas que as políticas de acolhimento das diferenças impuseram. Ainda na atualidade, a necessidade de atuar diante do desconhecido solicita do docente tanto a renovação de conhecimentos como o reinventar constante das suas práticas. A proposta teórico-metodológica que orienta este estudo se desdobra do pós-estruturalismo francês, particularmente Michel Foucault (1926-1984), autor que colabora com os conceitos de normalidade-anormalidade e sobre os discursos enquanto dispositivos; Gilles Deleuze (1925-1995) e Félix Guattari (1930-1992), dos quais faço uso da concepção de diferença, pós-cognição e da metodologia rizomática, relacionada com a proposição das linhas/rizomas que compõem uma (auto)cartografia. Nesse sentido, a narrativa parte da trajetória da própria pesquisadora, em sua composição profissional na área, se desdobrando na docência de outras cinco profissionais participantes da pesquisa para discorrer sobre as nuances da Educação Especial constituídas nas últimas três décadas. As análises também se apoiam em alguns intérpretes do pensamento foucaultiano e deleuziano-guattariano, que aqui se associam, na intenção de tecer análises e reflexões que produzam efeitos, movimentos, variações, modulações das formas de se conceber uma atuação docente inclusiva.
     
    Abstract: The purpose of this thesis is to map the teaching process in Special Education, specifically the constitution of the professional who works in the inclusion of students with disabilities enrolled in elementary school, the first stage of cycles I and II, in the city of Curitiba. This professional, who plays an important role in the teaching and learning process of all students, at a certain point in his career, needed to differentiate himself, build an educator identity capable of meeting the demands that the policies for welcoming differences imposed. Even today, the need to act in the face of the unknown demands from teachers both the renewal of knowledge and the constant reinvention of their practices. The theoretical-methodological proposal that guides this study unfolds from French post-structuralism, particularly Michel Foucault (1926-1984), an author who collaborates with the concepts of normality-abnormality and on discourses as devices; Gilles Deleuze (1925-1995) and Félix Guattari (1930-1992), from which I use the concept of difference, post-cognition and the rhizomatic methodology, related to the proposition of the lines/rhizomes that make up a (auto)cartography. In this sense, the narrative starts from the researcher's own trajectory, in her professional composition in the area, unfolding in the teaching of five other professionals participating in the research to discuss the nuances of Special Education constituted in the last three decades. The analyzes are also based on some interpreters of Foucaultian and Deleuzian-Guattarian thought, who are associated here, with the intention of weaving analyzes and reflections that produce effects, movements, variations, modulations of the ways of conceiving an inclusive teaching activity.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/82676
    Collections
    • Teses [438]

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