• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Brinquedos na educação infantil e a relação homem e mulher

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    AMANDA SCHIONTEK MARTIM.pdf (1.148Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Martim, Amanda Schiontek
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Tomando como impulso as desigualdades enfrentadas pelas mulheres na sociedade brasileira, buscou-se analisar de que forma essas relações estão colocadas dentro da escola, particularmente nas brincadeiras presentes na Educação Infantil. Para tanto, fez-se primeiramente uma análise de duas lojas de brinquedo, num segundo momento foram observadas duas turmas da Educação Infantil em situações de brincadeira, com atenção ao que as próprias crianças tinham a dizer sobre o assunto, e finalizando a pesquisa aplicou-se um questionário aos alunos do curso de Pedagogia. Foi possível constatar que as crianças seguem nas suas brincadeiras o padrão indicado, onde meninas e meninos têm brinquedos específicos, com funções já estipuladas. Também foipossível perceber que tanto as famílias quanto alguns agentes da escola estabelecem relação entre os brinquedos utilizados pelas crianças e a orientação sexual futura. Verificou-se, acima de tudo, que os brinquedos e brincadeiras são espaços de introjeção de valores socialmente aceitos e que a generificação é marcada fortemente.
     
    Abstract : Taking as impulse the inequalities faced by women in Brazilian society, it sought to analyse in what way this relations are put inside the school, specially in the plays present in the Childhood Education. Therefore, it was made firstly an analysis of two toy stores, in a second moment it was watched two classes of the Childhood Education in recreation situations with attention to what the own childrens had to say about the subject and ending the research a questionnaire was applied to the Pedagogy students. It was possible find that childrens follow in their plays the specified standard, where girls and boys have specific toys, with functions already stipulated. Also, it was achievable to notice that some families as school officials establish relation between the toys used by the childrens and the future sexual orientation. It was found, above all, that toys and plays are spaces of introjection of values socially accepted and that gendering is strongly marked.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81917
    Collections
    • Pedagogia [616]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV