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dc.contributor.advisorRuggi, Lennita Oliveira, 1981-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorMartim, Amanda Schiontekpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:12:52Z
dc.date.available2024-08-08T17:12:52Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/81917
dc.descriptionOrientador: Profa Lennita Ruggipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 60-62pt_BR
dc.description.abstractResumo : Tomando como impulso as desigualdades enfrentadas pelas mulheres na sociedade brasileira, buscou-se analisar de que forma essas relações estão colocadas dentro da escola, particularmente nas brincadeiras presentes na Educação Infantil. Para tanto, fez-se primeiramente uma análise de duas lojas de brinquedo, num segundo momento foram observadas duas turmas da Educação Infantil em situações de brincadeira, com atenção ao que as próprias crianças tinham a dizer sobre o assunto, e finalizando a pesquisa aplicou-se um questionário aos alunos do curso de Pedagogia. Foi possível constatar que as crianças seguem nas suas brincadeiras o padrão indicado, onde meninas e meninos têm brinquedos específicos, com funções já estipuladas. Também foipossível perceber que tanto as famílias quanto alguns agentes da escola estabelecem relação entre os brinquedos utilizados pelas crianças e a orientação sexual futura. Verificou-se, acima de tudo, que os brinquedos e brincadeiras são espaços de introjeção de valores socialmente aceitos e que a generificação é marcada fortemente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : Taking as impulse the inequalities faced by women in Brazilian society, it sought to analyse in what way this relations are put inside the school, specially in the plays present in the Childhood Education. Therefore, it was made firstly an analysis of two toy stores, in a second moment it was watched two classes of the Childhood Education in recreation situations with attention to what the own childrens had to say about the subject and ending the research a questionnaire was applied to the Pedagogy students. It was possible find that childrens follow in their plays the specified standard, where girls and boys have specific toys, with functions already stipulated. Also, it was achievable to notice that some families as school officials establish relation between the toys used by the childrens and the future sexual orientation. It was found, above all, that toys and plays are spaces of introjection of values socially accepted and that gendering is strongly marked.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na educaçãopt_BR
dc.subjectJogos e brinquedospt_BR
dc.titleBrinquedos na educação infantil e a relação homem e mulherpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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