Canvas 2P : uma ferramenta de planejamento para o ensino híbrido enriquecido com metodologias ativas
Resumo
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a ferramenta Canvas 2P como estratégia auxiliar no planejamento didático do Ensino Híbrido enriquecido com Metodologias Ativas para o Ensino Superior. Neste sentido, a pesquisa embasou-se na concepção da essencialidade do planejamento ao Ensino Híbrido (BACICH et al., 2015) e igualmente considerou a possibilidade da ferramenta de planejamento Canvas 2P, adaptada do Business Model Canvas idealizado por Osterwalder (2004), ser adequada às necessidades de um planejamento didático centralizado no perfil do estudante. Para verificar o pressuposto apresentado, adotou-se o método investigativo de pesquisa-ação, em um desenho de pesquisa qualitativo, e exploratório-descritivo. O lócus da pesquisa foi uma instituição de ensino superior (IES) privada de Curitiba, em processo de adaptação ao Ensino Híbrido. Os participantes foram acadêmicos e professores do Curso de Pedagogia noturno. Para a coleta de dados, foram aplicados aos participantes quatro questionários: o primeiro, pretendeu traçar o perfil socioeconômico dos participantes; o segundo, objetivou fazer o levantamento da rotina de estudos dos educandos; o terceiro, visou avaliar o estilo de aprendizagem dos estudantes; e o quarto, que intentou avaliar a funcionalidade do Método Canvas 2P, nas versões "docente" e "discente". Também foi realizado um Grupo Focal com os professores, para a coleta de informações sobre as suas percepções de planejamento, Metodologias Ativas e Ensino Híbrido, bem como, proceder a elaboração do Canvas 2P. Durante o grupo focal, selecionouse uma docente para a realização da aplicação do Canvas 2P, a qual submeteu um plano de aula anterior para análise e construiu outro plano a partir da ferramenta elaborada, ministrando uma aula a partir do mesmo. A análise dos dados foi realizada de forma descritiva, e subsidiada pela metodologia de construção e análise dos núcleos de significação de Aguiar e Ozella (2006). O Canvas 2P foi considerado eficaz para o planejamento didático do Ensino Híbrido, tendo sido avaliado por professores e estudantes como um facilitador do processo ensino-aprendizagem e ainda, promotor do ensino personalizado e consequente engajamento discente Abstract: The present study aimed to evaluate the Canvas 2P tool as an auxiliary strategy in the didactic planning of Blended Education enriched with Active Methodologies for Higher Education. In this sense, the research was based on the conception of the essentially of planning to Blended Learning (BACICH et al., 2015) and also considered the possibility of the Canvas 2P planning tool, adapted from the Business Model Canvas idealized by Osterwalder (2004), to be suited to the needs of a didactic planning centered on the student's profile. To verify the presupposition presented, the investigative method of research-action was adopted, in a qualitative, exploratory-descriptive research design. The locus of the research was a private higher education institution (HEI) in Curitiba, in the process of adapting to Blended Learning. The participants were academics and professors of the evening Pedagogy Course. For data collection, four questionnaires were applied to the participants: the first intended to trace the socioeconomic profile of the participants; the second aimed to survey the students' study routine; the third aimed to assess the students' learning style; and the fourth, which attempted to evaluate the functionality of the Canvas 2P Method, in the "teacher" and "student" versions. A Focus Group was also carried out with the teachers, to collect information about their planning perceptions, Active Methodologies and Hybrid Teaching, as well as to proceed with the elaboration of Canvas 2P. During the focus group, a teacher was selected to carry out the application of Canvas 2P, who submitted a previous lesson plan for analysis and built another plan from the tool developed, teaching a class from it. Data analysis was carried out in a descriptive way, and supported by the methodology of construction and analysis of meaning cores by Aguiar and Ozella (2006). Canvas 2P was considered effective for the didactic planning of Blended Learning, having been evaluated by teachers and students as a facilitator of the teaching-learning process and also, a promoter of personalized teaching and consequent student engagement. Résumé: La présente étude visait à évaluer l'outil Canvas 2P en tant que stratégie auxiliaire dans la planification didactique de l'éducation mixte enrichie de méthodologies actives pour l'enseignement supérieur. En ce sens, la recherche s'est appuyée sur la conception de l'essentialité de la planification au Blended Learning (BACICH et al., 2015) et a également envisagé la possibilité de l'outil de planification Canvas 2P, adapté du Business Model Canvas idéalisé par Osterwalder (2004), pour être adapté aux besoins d'une planification didactique centrée sur le profil de l'élève. Pour vérifier le présupposé présenté, la méthode d'investigation de la rechercheaction a été adoptée, dans un devis de recherche qualitatif, exploratoire-descriptif. Le lieu de la recherche était un établissement d'enseignement supérieur privé (EES) à Curitiba, en cours d'adaptation à l'apprentissage mixte. Les participants étaient des universitaires et des professeurs du cours de pédagogie du soir. Pour la collecte des données, quatre questionnaires ont été appliqués aux participants: le premier destiné à tracer le profil socio-économique des participants; le second visait à sonder la routine d'étude des étudiants ; le troisième visait à évaluer le style d'apprentissage des élèves; et le quatrième, qui tentait d'évaluer la fonctionnalité de la méthode Canvas 2P, dans les versions enseignant et étudiant. Un groupe de discussion a également été réalisé avec les enseignants, pour recueillir des informations sur leurs perceptions de la planification, des méthodologies actives et de l'enseignement hybride, ainsi que pour procéder à l'élaboration de Canvas 2P. Au cours du groupe de discussion, un enseignant a été sélectionné pour réaliser l'application de Canvas 2P, qui a soumis un plan de leçon précédent pour analyse et a construit un autre plan à partir de l'outil développé, enseignant une classe à partir de celui-ci. L'analyse des données a été réalisée de manière descriptive, et appuyée par la méthodologie de construction et d'analyse des noyaux de sens d'Aguiar et Ozella (2006). Canvas 2P a été considéré comme efficace pour la planification didactique de l'apprentissage mixte, ayant été évalué par les enseignants et les étudiants comme un facilitateur du processus d'enseignement-apprentissage et aussi, un promoteur de l'enseignement personnalisé et de l'engagement conséquent des étudiants.
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