• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016080P7 Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Os campos de experiência na educação infantil como prática pedagógica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - BEATRIZ BERTOLDI BORNANCIM.pdf (7.326Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Bornancim, Beatriz Bertoldi
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo problematizar os Campos de Experiências sob as práticas pedagógicas na primeira etapa da Educação Básica - a educação infantil. Os principais documentos utilizados para análise foram a Base Nacional Comum Curricular, O Referencial Curricular de São José dos Pinhais, e as Indicazioni nacionali per il curriculo dela scuola dell' infanzia e del primeiro ciclo de instrução, pois veremos que há relação entre eles em suas concepções e estrutura. Percorreu-se genealogicamente por textos que auxiliassem no entendimento da ideia do conhecimento atrelado ou não à experiência. Como ferramentas de análise, utiliza-se Friedrich Nietzsche no perspectivismo interpretativo, Michel Foucault sob perspectiva da problematização do campo temático, e Norbert Elias, no que se refere à figuração. Estes autores foram escolhidos por contribuírem com a intenção da pesquisa de distanciar-se em dar respostas, impor verdades, impelir juízos de certo ou errado, mas sim de contribuir como material para tantas outras experiências e interpretações. Em relação à análise dos documentos em sua estrutura, concepção de experiência e de Campos de Experiências, há diferenças conceituais importantes sobre experiência entre os autores utilizados nos documentos legais curriculares, destacando a concepção deweyana de experiência na BNCC e nas Indicazioni nacional, e nietzschiana de Jorge Larrosa, citada no Referencial Curricular de São José dos Pinhais. A estrutura da Base Nacional Comum Curricular e do Referencial Curricular de São José dos Pinhais assemelha-se às Indicazioni Nacionali. A educação das crianças e os Campos de Experiências tratam de cotidiano, práticas, tempos e espaço, discussão importante para pensar em possibilidades de trabalho pedagógico. Na pesquisa de campo, com a participação de pedagoga e professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil de São José dos Pinhais- PR, observou-se a organização da prática pedagógica e o discurso em torno das concepções de Experiência, Campos de Experiência, Planejamento, Formação, entre outros. Pode-se concluir que mesmo com as formações mencionadas, Experiência e Campos de Experiências não apareceram como categorias consolidadas nem em conceitos nem nas práticas, porém, sob estes termos é realizado um trabalho pedagógico com as crianças organizado na Unidade Educacional na sua figuração que podem ou não ser as experiências almejadas, mas que contribuem para as conquistas e aprendizagens das crianças. Um dado relevante é a proposta de alteração de organização pedagógica nas Unidades a partir do ano letivo de 2023.
     
    Abstract: This research aims to problematize the Fields of Experiences under the pedagogical practices in the first stage of Basic Education - early childhood education. The main documents used for the analysis were the National Curricular Common Base, the Curricular Reference of São José dos Pinhais, and the Indicazioni nacionali per il curriculum of her scuola dell' infanzia and del primer ciclo de instruction, as we will see that there is a relationship between them in their concepts and structure. A genealogical search was made for texts that would help in understanding the idea of knowledge linked or not to experience. As analysis tools, Friedrich Nietzsche is used in interpretative perspectivism, Michel Foucault from the perspective of problematization of the thematic field, and Norbert Elias, with regard to figuration. These authors were chosen because they contributed with the intention of the research to distance itself from giving answers, imposing truths, impelling judgments of right or wrong, but rather to contribute as material for so many other experiences and interpretations. Regarding the analysis of the documents in their structure, conception of experience and of Fields of Experiences, there are important conceptual differences about experience between the authors used in the legal curricular documents, highlighting the Deweyan conception of experience in the BNCC and in the national Indicazioni, and Nietzsche's in Jorge Larrosa, mentioned in the Reference Curricular of São José dos Pinhais. The structure of the National Common Curricular Base and the Curricular Reference of São José dos Pinhais is similar to the Indicazioni Nacionali. Children's education and the Fields of Experiences deal with everyday life, practices, times and space, an important discussion to think about possibilities for pedagogical work. In the field research, with the participation of a pedagogue and teachers from a Municipal Center for Early Childhood Education in São José dos Pinhais-PR, the organization of the pedagogical practice and the discourse around the concepts of Experience, Fields of Experience, Planning, Training, among others, were observed. It can be concluded that even with the mentioned formations, Experience and Fields of Experiences did not appear as consolidated categories neither in concepts nor in practices, however, under these terms a pedagogical work is carried out with the children organized in the Educational Unit in its figuration that can or not be the desired experiences, but that contribute to the children's achievements and learning. A relevant fact is the proposal to change the pedagogical organization in the Units from the 2023 school year.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/81388
    Collections
    • Dissertações [204]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV