Formação de alunos leitores na transição para o 6º ano : (re)construção de vínculos com a literatura no retorno ao ensino presencial
Resumo
Resumo: A presente pesquisa foi idealizada a partir da inquietação com o frágil vínculo com a literatura de estudantes ingressantes no 6º ano, o que foi agravado pela pandemia de Covid-19 e o consequente fechamento das escolas (2020-2021). O objetivo do estudo é intervir na formação literária dos estudantes que realizaram a transição do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental durante a pandemia de Covid-19 no período 2021-2022. Partindo do diagnóstico de possíveis descompassos nessa formação, a pesquisa buscou implementar uma sequência didática de literatura pautada nas contribuições dos estudos da recepção e do letramento literário. Para atingir esse fim, optou-se pela pesquisaação de abordagem qualitativa. O estudo foi realizado no 1º semestre de 2022 em uma escola municipal de Curitiba, com 35 estudantes de uma turma de 6º ano, envolvendo também a docente que lecionou para o grupo no 5º ano. Os dados da pesquisa em campo foram coletados por meio de observação participante, registros em diário de campo, questionário com estudantes, entrevista com professora, diário de leitura e atividades escritas dos estudantes. No diagnóstico e na intervenção pedagógica foi desenvolvida a proposta didática denominada sequência básica, composta de quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. Os resultados obtidos a partir da triangulação dos dados de pesquisa, sobretudo das atividades e produções escritas dos alunos ao longo da pesquisa de campo, mostraram que, apesar das defasagens de aprendizagem acumuladas, houve gradual engajamento dos estudantes com a literatura e desenvolvimento da competência literária avaliada a partir dos critérios: formação de repertório, articulação da leitura com a experiência pessoal; reação afetiva ao texto lido; argumentação em defesa de ponto de vista sobre a obra; realização de inferências; construção de hipóteses e antecipações de leitura; identificação de pistas textuais/paratextuais. Abstract: The present research was conceived from the uneasiness with the fragile bond with literature of students entering the 6th grade, which was aggravated by the Covid-19 pandemic and the consequent closure of schools (2020-2021). The aim of the study was to interfere with the literary formation of students who made the transition from 5th to 6th grade during the Covid-19 pandemic in the period 2021- 2022. Based on the diagnosis of possible gaps in this training, the research sought to implement a didactic sequence of literature based on the contributions of the studies of literary reception and literary literacy. To achieve this goal, we opted for action research with a qualitative approach. The study was carried out in the first semester of 2022 in a municipal school in Curitiba, with 35 students from a 6th grade class, also involving the teacher who taught the group in the 5th grade. The information of the field research was collected through participant observation, records in field diary, questionnaire with students, interview with teacher, reading diary and written activities of students. In the diagnosis and pedagogical intervention was developed the didactic proposal called basic sequence, composed of four steps: motivation, introduction, reading and interpretation. The results obtained from the triangulation of research data, especially the activities and written productions of students throughout the field research, showed that, despite the accumulated learning gaps, there was gradual engagement of students with literature and development of literary competence assessed from the criteria: formation of repertoire, articulation of reading with personal experience; affective reaction to the text read; argumentation in defence of a point of view on the book; making inferences; construction of hypotheses and anticipations of reading; identification of textual/paratextual clues.
Collections
- Dissertações [186]