dc.contributor.advisor | Góes, Anderson Roges Teixeira, 1979- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | pt_BR |
dc.creator | Rinaldi, Adriana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T19:24:28Z | |
dc.date.available | 2023-01-31T19:24:28Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/80579 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Anderson Roges Teixeira Góes | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 19/10/2022 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação aborda o Desenho Universal e o Desenho Universal para Aprendizagem, na perspectiva inclusiva, com crianças de uma turma do pré-escolar de um Centro Municipal de Educação Infantil. O jogo na perspectiva do Desenho Universal e na abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem auxilia para que a inclusão se torne real, sendo assim, é uma realidade que precisa ser encarada com seriedade na educação, tornando-se indispensável que essa prática inicie na Educação Infantil, pois, desde pequenas, todas as crianças têm o direito a uma educação com qualidade e equidade. Assim, o problema abordado na pesquisa foi: de que forma a construção de jogos por meio do Desenho Universal na abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem pode contribuir para apropriação do conhecimento em uma Educação Infantil inclusiva? O objetivo principal é analisar como o jogo, na perspectiva do Desenho Universal, na abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem, contribui para a construção do conhecimento em uma Educação Infantil inclusiva, por meio da construção de jogos de percurso. Na fundamentação teórica e metodológica, buscou-se compreender essa etapa educativa com base nos documentos que orientam a Educação Infantil de Curitiba (CURITIBA, 2016, 2020a); a Educação Infantil na perspectiva inclusiva (CURITIBA, 2020b; SOUZA, 2019); os jogos nas experiências matemáticas para o desenvolvimento da aprendizagem (KISHIMOTO, 2011, 2016; KAMII, 2012); possibilidades de inclusão na perspectiva do Desenho Universal (CARLETTO; CAMBIAGHI, 2007; PLETSCH et al., 2021; ABNT, 2020); as possibilidades de inclusão na abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem (CAST, 2018; SEBASTIÁN-HEREDERO, 2020; ZERBATO; MENDES, 2018), entre outros. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de intervenção pedagógica, com crianças do período pré-escolar de um Centro Municipal de Educação Infantil. A metodologia desenvolvida na abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem contribuiu tanto para a aprendizagem quanto para a socialização das crianças nos espaços de aprendizagem. A partir dos estudos provenientes da aplicação desta pesquisa, desenvolveu-se um percurso metodológico que contemplou as necessidades das crianças envolvidas, integrando recursos pedagógicos voltados aos jogos construídos, com a intervenção da professora-pesquisadora, na perspectiva do Desenho Universal, com o intuito de colaborar para uma educação de qualidade que atenda a todas as crianças e coopere para o conhecimento matemático. As análises desta pesquisa, com referência aos dados coletados, mostram que os jogos na perspectiva do Desenho Universal e na abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem, contribuiu para a conscientização de uma Educação Inclusiva com ideias matemáticas, possibilitando o desenvolvimento e aprendizagem da criança. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The research developed in this dissertation approaches the Universal Design and the Universal Design for Learning, in the inclusive perspective, with children of the preschool period of a Municipal Center of Infantile Education. The game from the perspective of Universal Design and the approach of Universal Design for Learning helps to make inclusion real, so it is a reality that needs to be taken seriously in education, making it essential that this practice starts in Early Childhood Education, since, from an early age, all children have the right to an education with quality and equity. Thus, the problem addressed in the research was: how can the construction of games through Universal Design in the Universal Design for Learning approach contribute to the appropriation of knowledge in an inclusive Early Childhood Education? The main objective is to analyze how the game, from the perspective of Universal Design, in the approach of Universal Design for Learning, contributes to the construction of knowledge in an inclusive Early Childhood Education, through the construction of route games. In the theoretical and methodological basis, we sought to understand this educational stage based on the documents that guide Early Childhood Education in Curitiba (CURITIBA, 2016, 2020a); Early Childhood Education from an inclusive perspective (CURITIBA, 2020b; SOUZA, 2019); games in mathematical experiences for the development of learning (KISHIMOTO, 2011, 2016; KAMII, 2012); possibilities of inclusion from the perspective of Universal Design (CARLETTO; CAMBIAGHI, 2007; PLETSCH et al., 2021; ABNT, 2020); the possibilities of inclusion in the Universal Design for Learning approach (CAST, 2018; SEBASTIÁN-HEREDERO, 2020; ZERBATO; MENDES, 2018), among others. . The research is of a qualitative approach, of pedagogical intervention, with children of the preschool period of a Municipal Center of Infantile Education. The methodology developed in the Universal Design for Learning approach contributed both to learning and to the socialization of children in learning spaces. From the studies resulting from the application of this research, a methodological course was developed that contemplated the needs of the children involved, integrating pedagogical resources aimed at the built games, with the intervention of the teacher-researcher, from the perspective of Universal Design, with the aim of collaborate for a quality education that serves all children and cooperates for mathematical knowledge. The analysis of this research, with reference to the data collected, show that games in the perspective of Universal Design and in the approach of Universal Design for Learning, contributed to the awareness of Inclusive Education with mathematical ideas, enabling the development and learning of the child. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Conhecimentos e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A construção de jogos na perspectiva do desenho universal para aprendizagem : caminhos possíveis para experiênciasde aprendizagem na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Dissertação Digital | pt_BR |