A BNCC e as práticas pedagógicas de formação de professores na educação infantil
Resumo
Resumo: O objetivo dessa dissertação é problematizar as concepções da nova Base Nacional Comum Curricular que se constitui como um dispositivo de governamento das práticas pedagógicas, mais especificamente analisando como ocorrem os processos de formação continuada de professores na educação infantil. O campo teórico utilizou autores clássicos como Michel Foucault, conceituando saber/poder, disciplinamento e governamentalidade e Norbert Elias, principalmente quanto aos conceitos de teias configuracionais e agência civilizadora. Foram também estudados pesquisadores contemporâneos como: Alfredo Veiga Neto, Maria Isabel Edelweiss Bujes, Julia Varela, Carlos Ernesto Noguera-Ramirez, Tomaz Tadeu de Silva e Haroldo de Resende com relação as suas pesquisas sobre a maquinaria escolar, o governo do eu e da infância, o saber pedagógico e o currículo na modernidade. A abordagem da pesquisa foi qualitativa do tipo exploratória e foi realizada com pedagogas dos Centros Municipais de Educação Infantil do município de Curitiba. Foram utilizadas três ferramentas de análise: a observação e entrevista com pedagogos das escolas sobre a formação continuada e a análise documental da BNCC como artefato de governamentalidade das práticas pedagógicas. A análise e interpretação dos dados foi construída a partir da triangulação dos dados fornecidos pelos instrumentos anteriormente mencionados, contemplando as ferramentas do perspectivismo interpretativo de Friedrich Nietzsche. Como resultado, a formação continuada, executada pelas pedagogas pautada na BNCC, se caracterizou como um importante dispositivo de governamentalidade das práticas pedagógicas das professoras da educação infantil. Abstract: The objective of this dissertation is to problematize the conceptions of the new National Curricular Common Base, which is constituted as a device for the governance of pedagogical practices, more specifically analyzing how the processes of continuous training of teachers in early childhood education occur. The theoretical field used classic authors such as Michel Foucault, conceptualizing knowledge/power, disciplining and governmentality, and Norbert Elias, mainly regarding the concepts of configurational webs and civilizing agency. Contemporary researchers such as: Alfredo Veiga Neto, Maria Isabel Edelweiss Bujes, Julia Varela, Carlos Ernesto Noguera-Ramirez, Tomaz Tadeu de Silva and Haroldo de Resende were also studied in relation to their research on school machinery, the government of the self and childhood, pedagogical knowledge and the curriculum in modernity. The research approach was qualitative and exploratory and was carried out with pedagogues from the Municipal Centers for Early Childhood Education in the city of Curitiba. Three analysis tools were used: observation and interview with school pedagogues about continuing education and document analysis of the BNCC as an artifact of governmentality of pedagogical practices. The analysis and interpretation of the data was built from the triangulation of data provided by the aforementioned instruments, contemplating the tools of Friedrich Nietzsche's interpretive perspectivism. As a result, continuing education, carried out by the pedagogues based on the BNCC, was characterized as an important device of governmentality of the pedagogical practices of early childhood teachers.
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