• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Econômicas
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Econômicas
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Crise e oportunidade : a atuação empreendedora da Nestlé na criação do Nescafé (1930-1938)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    GUSTAVO-TOMIO-STEIN.pdf (2.894Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Stein, Gustavo Tomio
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Em 1929, em meio à uma crise financeira mundial, o setor cafeeiro do Brasil foi bastante afetado, gerando um problema de grandes proporções para a economia brasileira, sendo que o café era o produto de maior peso nas exportações nacionais. Para contornar a crise o governo brasileiro tomou uma série de medidas e buscou formas inovadoras para tratar do problema. Nessa situação surge um acordo entre governo e uma multinacional suíça, presente no Brasil, a Nestlé. Essa negociação deu uma oportunidade para a Nestlé, partindo de uma situação desfavorável, inovar criando um produto novo que viria a se tornar o carro-chefe da empresa futuramente, o Nescafé. O presente trabalho visa estudar a trajetória da companhia e essa relação com o Brasil. Para estabelecer um contexto do caso estudado, resgata-se o modo como empresas multinacionais originaram-se. Partindo da Revolução Industrial, foi apresentado todo o processo de expansão do capitalismo e como a busca por novos mercados levou empresas, antes satisfeitas com os mercados internos, a se estabelecerem em reg1oes antes irrelevantes economicamente. A partir disso, apresenta-se a origem da grande empresa moderna dos Estados Unidos e como a sua estrutura foi adaptada para a expansão internacional, modelo o qual a Nestlé seguiu. A abordagem metodológica partiu de uma revisão bibliográfica sobre o tema, partindo-se de uma visão generalizada sobre multinacionais, até chegar no caso específico da Nestlé no Brasil. Conforme apresentado no trabalho, verifica-se a atuação empreendedora da empresa no país em que ela se estabeleceu, e como, a partir de um momento de crise, a companhia consegue ser inovadora e criar uma oportunidade extremamente proveitosa para si.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/79239
    Collections
    • Ciências Econômicas [2145]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV