Crise e oportunidade : a atuação empreendedora da Nestlé na criação do Nescafé (1930-1938)
Resumo
Resumo: Em 1929, em meio à uma crise financeira mundial, o setor cafeeiro do Brasil foi bastante afetado, gerando um problema de grandes proporções para a economia brasileira, sendo que o café era o produto de maior peso nas exportações nacionais. Para contornar a crise o governo brasileiro tomou uma série de medidas e buscou formas inovadoras para tratar do problema. Nessa situação surge um acordo entre governo e uma multinacional suíça, presente no Brasil, a Nestlé. Essa negociação deu uma oportunidade para a Nestlé, partindo de uma situação desfavorável, inovar criando um produto novo que viria a se tornar o carro-chefe da empresa futuramente, o Nescafé. O presente trabalho visa estudar a trajetória da companhia e essa relação com o Brasil. Para estabelecer um contexto do caso estudado, resgata-se o modo como empresas multinacionais originaram-se. Partindo da Revolução Industrial, foi apresentado todo o processo de expansão do capitalismo e como a busca por novos mercados levou empresas, antes satisfeitas com os mercados internos, a se estabelecerem em reg1oes antes irrelevantes economicamente. A partir disso, apresenta-se a origem da grande empresa moderna dos Estados Unidos e como a sua estrutura foi adaptada para a expansão internacional, modelo o qual a Nestlé seguiu. A abordagem metodológica partiu de uma revisão bibliográfica sobre o tema, partindo-se de uma visão generalizada sobre multinacionais, até chegar no caso específico da Nestlé no Brasil. Conforme apresentado no trabalho, verifica-se a atuação empreendedora da empresa no país em que ela se estabeleceu, e como, a partir de um momento de crise, a companhia consegue ser inovadora e criar uma oportunidade extremamente proveitosa para si.
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- Ciências Econômicas [2145]